Aula sobre Patrimonio Cultural Matrizes Africanas

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Fale sobre o patrimônio cultural brasileiro, em especial as matrizes africanas. Vamos entender como a cultura africana influenciou a cultura brasileira e como podemos valorizar esse patrimônio. Para isso, utilize a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criam um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o tema, cite exemplos como a música, a dança, a culinária, a religião e a literatura, com influência africana e estão presentes em nosso cotidiano.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie explicando o tema e contextualizando-o para os alunos. É importante que os alunos entendam a importância de valorizar o patrimônio cultural brasileiro, em especial as matrizes africanas. Utilize imagens, vídeos ou músicas para ilustrar o tema.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos devem ser divididos em duplas ou trios e criar um mapa conceitual sobre o tema. Cada grupo deve escolher uma ideia central e desenvolver 8 sub-ideias com 2 níveis de profundidade. Oriente os alunos na criação do mapa e auxilie-os na escolha das ideias.

  3. Etapa 3 - Socialização dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma. Incentive a participação de todos os alunos na apresentação e faça perguntas para estimular o debate.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos mapas conceituais, promova uma discussão em grupo sobre as ideias apresentadas. Os alunos devem ser estimulados a expor suas opiniões e a debater sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Produção de texto

    Os alunos devem produzir um texto sobre a importância de valorizar o patrimônio cultural brasileiro, em especial as matrizes africanas. O texto deve conter as ideias apresentadas no mapa conceitual e na discussão em grupo.

  6. Etapa 6 - Socialização dos textos

    Cada aluno deve ler seu texto para a turma. Incentive a participação de todos os alunos na leitura e faça perguntas para estimular o debate.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua reforçando a importância de valorizar o patrimônio cultural brasileiro, em especial as matrizes africanas, e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e valorizar o patrimônio cultural brasileiro, em especial as matrizes africanas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir textos coesos e coerentes.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual e na discussão em grupo.
  • Coerência e coesão do texto produzido.
  • Clareza na apresentação do mapa conceitual e do texto.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a participação de todos os alunos na discussão em grupo.
  • Fazer perguntas para estimular o debate.

Ações do aluno

  • Colaborar na criação do mapa conceitual.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Produzir um texto coeso e coerente.