Aula sobre Patrimonio Cultural Matrizes Africanas
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A aula sobre o patrimônio cultural de matrizes africanas pretende desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecer a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
Os alunos irão aprender sobre a importância das matrizes africanas na cultura brasileira, como a música, a dança, a culinária, a religiosidade, entre outros aspectos. A metodologia utilizada será a Design Sprint, uma metodologia ativa que permite aos alunos trabalharem em equipe para solucionar problemas, desenvolver projetos e criar soluções inovadoras.
Etapa 1 - Entender
Apresente o tema e explique a metodologia Design Sprint. Estimule uma discussão em grupo sobre o que os alunos sabem sobre o tema e o que gostariam de aprender. Em seguida, cada grupo irá apresentar suas ideias para a turma.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos irão criar um mapa mental sobre o tema, destacando os principais aspectos que gostariam de abordar. Em seguida, cada grupo irá apresentar seu mapa mental para a turma.Etapa 3 - Decidir
Os alunos irão votar nos aspectos que consideram mais importantes e relevantes para serem abordados na aula. Em seguida, os grupos irão se reunir para definir qual aspecto irão trabalhar em seu projeto. Oriente-os nesse processo.Etapa 4 - Prototipar
Os grupos irão criar um projeto que aborde o aspecto escolhido, utilizando diferentes linguagens artísticas, como música, dança, culinária, entre outras. Auxilie os grupos na criação do projeto.Etapa 5 - Testar
Cada grupo irá apresentar seu projeto para a turma, explicando como utilizaram as matrizes africanas em sua criação. Os alunos irão avaliar os projetos dos colegas e dar feedbacks construtivos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas.
- Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na criação de projetos que utilizem diferentes linguagens artísticas.
- Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Criatividade e inovação na criação do projeto.
- Utilização adequada das matrizes africanas nas diferentes linguagens artísticas utilizadas.
- Apresentação clara e objetiva do projeto.
- Feedback construtivo aos projetos dos colegas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia Design Sprint.
- Auxiliar os alunos na criação do mapa mental e do projeto.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Avaliar os projetos dos alunos e dar feedbacks construtivos.
- Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.
Ações do aluno
- Discutir em grupo sobre o que sabem sobre o tema e o que gostariam de aprender.
- Criar um mapa mental sobre o tema.
- Votar nos aspectos que consideram mais importantes e relevantes para serem abordados na aula.
- Criar um projeto que aborde o aspecto escolhido, utilizando diferentes linguagens artísticas.
- Avaliar os projetos dos colegas e dar feedbacks construtivos.