Aula sobre Patrimonio Cultural Matrizes Africanas

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A cultura africana é uma das mais ricas e diversas do mundo, e sua influência pode ser encontrada em diversos aspectos da vida cotidiana dos brasileiros, como na culinária, na música, na dança e nas artes plásticas. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as matrizes africanas presentes no patrimônio cultural brasileiro, e como elas contribuíram para a formação da nossa identidade cultural. A metodologia utilizada será o Design Thinking, que é uma abordagem criativa e colaborativa para solução de problemas, cujo objetivo é estimular a empatia, a criatividade e a inovação.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia Design Thinking. Em seguida, divida os alunos em grupos e entregue um papel com o mapa de empatia para preencher.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos irão preencher o mapa de empatia com informações sobre as matrizes africanas presentes no patrimônio cultural brasileiro. Cada grupo deve escolher um aspecto da cultura africana para pesquisar e preencher o mapa de empatia.

  3. Etapa 3 - Síntese

    Cada grupo irá apresentar as informações que coletou sobre a matriz africana escolhida e discutir com a turma como ela se manifesta no patrimônio cultural brasileiro.

  4. Etapa 4 - Brainstorming

    Oriente os grupos em um brainstorming para criar uma obra de arte que represente a matriz africana escolhida. Eles devem considerar os materiais disponíveis na sala de aula e pensar em como utilizar a criatividade para produzir uma obra original e impactante.

  5. Etapa 5 - Prototipagem

    Os grupos irão criar suas obras de arte utilizando os materiais disponíveis na sala de aula. Oriente os alunos e auxilie\-os no processo de criação.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar sua obra de arte para a turma e explicar como ela representa a matriz africana escolhida.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Estimule os alunos a refletirem sobre o processo de criação e apresentação de suas obras de arte, discutindo o que aprenderam sobre as matrizes africanas presentes no patrimônio cultural brasileiro e como a metodologia Design Thinking os ajudou a desenvolver sua criatividade e empatia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise e valorização do patrimônio cultural brasileiro, em especial as matrizes africanas.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos.
  • Promover a empatia e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante todas as etapas da aula.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos sobre as matrizes africanas escolhidas.
  • Originalidade e impacto das obras de arte criadas pelos grupos.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia Design Thinking e orientar os alunos durante todo o processo.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos.
  • Auxiliar os grupos na criação de suas obras de arte.

Ações do aluno

  • Pesquisar e preencher o mapa de empatia com informações sobre as matrizes africanas escolhidas.
  • Participar ativamente do brainstorming e da criação das obras de arte.
  • Apresentar sua obra de arte e discutir o que aprendeu sobre as matrizes africanas presentes no patrimônio cultural brasileiro.