Aula sobre Patrimonio Cultural Matrizes Africanas

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O patrimônio cultural é um conjunto de bens materiais e imateriais que representam a história e a cultura de um povo. No Brasil, temos uma grande diversidade de patrimônios culturais, incluindo as matrizes africanas, trazidas para o país pelos escravos. Essa herança cultural é muito importante para a nossa identidade como brasileiros e deve ser valorizada e preservada. Vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para discutir e analisar a importância das matrizes africanas em nossa cultura. Os alunos serão divididos em grupos e irão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios ‘Não desenvolvido’, ‘Parcialmente Desenvolvido’ e ‘Plenamente Desenvolvido’ para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Patrimônio cultural: matrizes africanas" e explique a importância desse patrimônio para a cultura brasileira. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e receberão um texto informativo sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Leitura do texto

    Os alunos irão ler o texto em grupo e discutir as principais informações apresentadas. Cada grupo deverá destacar as informações mais importantes e apresentá-las para a turma.

  3. Etapa 3 - Debate crítico

    Cada grupo irá apresentar suas informações e, em seguida, será iniciado o debate crítico. Os alunos deverão discutir a importância das matrizes africanas para a cultura brasileira, como elas se manifestam em diferentes áreas, como a música, a dança, a culinária, entre outras. Medie o debate e estimule a participação de todos os alunos.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Cada grupo irá criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios ‘Não desenvolvido’, ‘Parcialmente Desenvolvido’ e ‘Plenamente Desenvolvido’ para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos na criação dos critérios e na elaboração do template.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo irá apresentar seu template para a turma e o discuta os critérios apresentados, estimulando a reflexão crítica dos alunos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a importância da preservação do patrimônio cultural e a valorização das matrizes africanas na cultura brasileira.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre a importância da preservação do patrimônio cultural.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e criar um template de avaliação por rubrica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate crítico.
  • Criação de um template de avaliação por rubrica com critérios claros e objetivos.
  • Apresentação clara e objetiva do template para a turma.

Ações do professor

  • Mediar o debate crítico e estimular a participação de todos os alunos.
  • Orientar os alunos na criação dos critérios e na elaboração do template de avaliação por rubrica.
  • Fazer uma breve conclusão sobre a importância da preservação do patrimônio cultural e a valorização das matrizes africanas na cultura brasileira.

Ações do aluno

  • Ler e discutir o texto informativo em grupo.
  • Participar ativamente do debate crítico.
  • Criar um template de avaliação por rubrica com critérios claros e objetivos.