Aula sobre Patrimonio Cultural Matrizes Africanas
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O patrimônio cultural é um conjunto de bens materiais e imateriais que representam a história e a cultura de um povo. No Brasil, temos uma grande diversidade de patrimônios culturais, incluindo as matrizes africanas, trazidas para o país pelos escravos. Essa herança cultural é muito importante para a nossa identidade como brasileiros e deve ser valorizada e preservada. Vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para discutir e analisar a importância das matrizes africanas em nossa cultura. Os alunos serão divididos em grupos e irão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios ‘Não desenvolvido’, ‘Parcialmente Desenvolvido’ e ‘Plenamente Desenvolvido’ para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Patrimônio cultural: matrizes africanas" e explique a importância desse patrimônio para a cultura brasileira. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e receberão um texto informativo sobre o tema.Etapa 2 - Leitura do texto
Os alunos irão ler o texto em grupo e discutir as principais informações apresentadas. Cada grupo deverá destacar as informações mais importantes e apresentá-las para a turma.Etapa 3 - Debate crítico
Cada grupo irá apresentar suas informações e, em seguida, será iniciado o debate crítico. Os alunos deverão discutir a importância das matrizes africanas para a cultura brasileira, como elas se manifestam em diferentes áreas, como a música, a dança, a culinária, entre outras. Medie o debate e estimule a participação de todos os alunos.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica
Cada grupo irá criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios ‘Não desenvolvido’, ‘Parcialmente Desenvolvido’ e ‘Plenamente Desenvolvido’ para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos na criação dos critérios e na elaboração do template.Etapa 5 - Apresentação dos templates
Cada grupo irá apresentar seu template para a turma e o discuta os critérios apresentados, estimulando a reflexão crítica dos alunos.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre a importância da preservação do patrimônio cultural e a valorização das matrizes africanas na cultura brasileira.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas.
- Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre a importância da preservação do patrimônio cultural.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e criar um template de avaliação por rubrica.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate crítico.
- Criação de um template de avaliação por rubrica com critérios claros e objetivos.
- Apresentação clara e objetiva do template para a turma.
Ações do professor
- Mediar o debate crítico e estimular a participação de todos os alunos.
- Orientar os alunos na criação dos critérios e na elaboração do template de avaliação por rubrica.
- Fazer uma breve conclusão sobre a importância da preservação do patrimônio cultural e a valorização das matrizes africanas na cultura brasileira.
Ações do aluno
- Ler e discutir o texto informativo em grupo.
- Participar ativamente do debate crítico.
- Criar um template de avaliação por rubrica com critérios claros e objetivos.