Patrimônio Cultural: Matrizes Europeias

Patrimônio Cultural é um conjunto dos conhecimentos, dos costumes, hábitos, da arte, e outros aspectos de uma determinada sociedade. É a herança cultural compartilhada entre os cidadãos, que carrega em si aspectos referentes à identidade daquela sociedade. Vamos aprender sobre isso tudo nessa aula de Arte!

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Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    O Brasil tem muita influência da cultura trazida pelos portugueses durante a colonização. Quais influências da arte europeia moldaram as construções arquitetônicas dessa época?

    A) Barroco, Romantismo, Rococó, Neoclassicismo e Surrealismo.

    B) Barroco, Romantismo, Rococó, Neoclassicismo e Renascimento.

    C) Dadaísmo, Futurismo, Fauvismo, Impressionismo e Surrealismo.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    O patrimônio cultural é uma parte importante da nossa história e identidade, e é fundamental que os alunos aprendam a valorizá-lo e preservá-lo. A Europa é uma das matrizes culturais mais importantes do mundo, e muitos elementos da cultura europeia são encontrados em nosso cotidiano, desde a arquitetura até a culinária. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a influência da cultura europeia em nosso patrimônio cultural e como isso se manifesta em diferentes áreas, como a arte, a música e a literatura.
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  4. 4. Rotação por estações:

    Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o patrimônio cultural de matrizes europeias. O objetivo é que eles analisem e valorizem o patrimônio cultural de diferentes culturas, incluindo a brasileira, e construam um vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. Os alunos terão a oportunidade de aprender sobre diferentes aspectos da cultura europeia e, ao mesmo tempo, desenvolver habilidades de análise e valorização do patrimônio cultural.
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  5. 5. Sala de Aula Invertida:

    Nesta aula, os estudantes irão aprender sobre o patrimônio cultural de matrizes europeias. O professor deve apresentar exemplos de patrimônios culturais de matrizes europeias que podem ser encontrados no Brasil, como a arquitetura colonial portuguesa e as festas populares de origem europeia. O tema será trabalhado utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos terão a oportunidade de criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
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  6. 6. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    O patrimônio cultural é um conjunto de bens materiais e imateriais que representam a história e a cultura de um povo. No Brasil, temos uma rica diversidade cultural, com influências indígenas, africanas e europeias. Nesta aula, vamos explorar as matrizes europeias presentes em nosso patrimônio cultural, como a arquitetura, a música, a literatura e a arte. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem baseada em problemas, na qual os alunos serão desafiados a criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
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  7. 7. Gamificação:

    Nesta aula, iremos explorar o tema "Patrimônio cultural: matrizes europeias". Vamos entender como a cultura europeia influenciou a cultura brasileira e como podemos valorizar e preservar esse patrimônio. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Gamificação. Os alunos irão criar um mapa de registro de um jogo, que irá ajudá-los a desenvolver habilidades de análise e valorização do patrimônio cultural.
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  8. 8. Design Sprint:

    Nesta aula, vamos entender como a cultura europeia influenciou a cultura brasileira e como podemos valorizar e preservar esse patrimônio. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em um processo de criação em equipe, com cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.Para contextualizar o tema, é importante mostrar exemplos da arquitetura colonial, da culinária, da música e das artes plásticas, influenciadas pela cultura europeia. É possível também mostrar como a cultura europeia está presente em nosso cotidiano, como em festas populares, como o Carnaval, e em celebrações religiosas, como a Páscoa.
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