Aula sobre Patrimonio Cultural Matrizes Europeias

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O patrimônio cultural é um conjunto de bens materiais e imateriais que representam a história e a cultura de um povo. No Brasil, temos uma rica diversidade cultural, com influências indígenas, africanas e europeias. Nesta aula, vamos explorar as matrizes europeias presentes em nosso patrimônio cultural, como a arquitetura, a música, a literatura e a arte. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem baseada em problemas, na qual os alunos serão desafiados a criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia a ser utilizada. Em seguida, divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Cada grupo receberá uma imagem de um patrimônio cultural europeu presente no Brasil. Os alunos deverão analisar a imagem e responder às seguintes perguntas: _O que é? Onde está localizado? Qual é a sua importância para a cultura brasileira?_

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos deverão pesquisar sobre o patrimônio cultural europeu que receberam e buscar informações sobre a sua história, arquitetura, arte, literatura, música, entre outros aspectos relevantes.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar as informações que encontrou sobre o patrimônio cultural europeu que recebeu. Os demais alunos deverão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs, com os tópicos _Que bom_, _Que tal_ e _Que pena_, para avaliar a apresentação dos colegas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão discutir em grupo sobre as apresentações e as avaliações recebidas. O objetivo é que eles identifiquem as principais características do patrimônio cultural europeu presente no Brasil e sua importância para a cultura brasileira.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conduza uma discussão em sala de aula para que os alunos possam compartilhar as principais conclusões da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e valorizar o patrimônio cultural europeu presente no Brasil.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e dar feedbacks.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Qualidade da apresentação realizada.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia a ser utilizada.
  • Dividir os alunos em grupos e distribuir as imagens dos patrimônios culturais europeus.
  • Conduzir a discussão em grupo e a conclusão da atividade.
  • Orientar os alunos na utilização do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Avaliar a participação dos alunos na atividade.

Ações do aluno

  • Analisar e pesquisar sobre o patrimônio cultural europeu recebido.
  • Preparar e apresentar as informações encontradas.
  • Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar as apresentações dos colegas.
  • Participar da discussão em grupo e compartilhar as principais conclusões da atividade.
  • Colaborar com os colegas de grupo e participar ativamente da atividade.