Aula sobre Patrimonio Cultural Matrizes Europeias
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Nesta aula, iremos explorar o tema "Patrimônio cultural: matrizes europeias". Vamos entender como a cultura europeia influenciou a cultura brasileira e como podemos valorizar e preservar esse patrimônio. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Gamificação. Os alunos irão criar um mapa de registro de um jogo, que irá ajudá-los a desenvolver habilidades de análise e valorização do patrimônio cultural.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a aula. Divida os alunos em grupos e entregue a tarefa de criar um jogo sobre o tema. Explique a metodologia da Gamificação e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos irão pesquisar sobre a influência da cultura europeia no patrimônio cultural brasileiro. Eles devem buscar informações sobre arquitetura, música, culinária, festas populares, entre outros aspectos.Etapa 3 - Criação do mapa de registro
Os alunos irão criar o mapa de registro do jogo, preenchendo os campos _Nome do_ _j__ogo_, _Objetivo do_ _j__ogo_, _Desafios do_ _j__ogo_, _Níveis_, _Esquema de_ _r__ecompensas_, I_nformações para o consumidor final_ e _P__or qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso_?Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Baseando-se na criação de regristo, cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando como ele funciona e como ele ajuda a desenvolver habilidades de análise e valorização do patrimônio cultural.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as diferentes abordagens e ideias apresentadas nos jogos.Etapa 6 - Reflexão
Conduza uma reflexão sobre a importância de valorizar e preservar o patrimônio cultural e como a Gamificação pode ser uma metodologia eficaz para desenvolver habilidades nesse sentido.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem explorando o tema em casa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de análise e valorização do patrimônio cultural.
- Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.
- Utilizar a metodologia ativa Gamificação para tornar a aula mais envolvente e didática.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e na criação do jogo.
- Criatividade e originalidade na criação do mapa de registro do jogo.
- Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
- Contribuição significativa para a discussão em grupo.
- Demonstração de habilidades de análise e valorização do patrimônio cultural.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar a metodologia da Gamificação.
- Orientar os alunos na pesquisa e na criação do jogo.
- Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Conduzir a reflexão sobre a importância do patrimônio cultural.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback construtivo.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa e da criação do jogo.
- Colaborar em grupo e contribuir com ideias criativas e originais.
- Apresentar o jogo de forma clara e objetiva.
- Participar da discussão em grupo e contribuir com opiniões relevantes.
- Demonstrar habilidades de análise e valorização do patrimônio cultural.