Aula sobre Patrimonio Cultural Matrizes Europeias

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O patrimônio cultural é uma parte importante da nossa história e identidade, e é fundamental que os alunos aprendam a valorizá-lo e preservá-lo. A Europa é uma das matrizes culturais mais importantes do mundo, e muitos elementos da cultura europeia são encontrados em nosso cotidiano, desde a arquitetura até a culinária. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a influência da cultura europeia em nosso patrimônio cultural e como isso se manifesta em diferentes áreas, como a arte, a música e a literatura.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da aula e explique a importância do patrimônio cultural e sua relação com a cultura europeia. Peça que os alunos compartilhem suas próprias experiências e conhecimentos sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Debate crítico

    Divida os alunos em grupos e entregue um texto sobre a influência da cultura europeia em nosso patrimônio cultural. Cada grupo irá discutir o texto e elaborar um template de avaliação por rubrica contendo os critérios _Não desenvolvido_, _Parcialmente_ _d__esenvolvido_ e _Plenamente_ _d__esenvolvido_ para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos templates

    Cada grupo irá apresentar seu template e discutir as diferentes perspectivas e ideias apresentadas pelos colegas.

  4. Etapa 4 - Atividade prática

    Bom base nos templates, os alunos irão criar um desenho, pintura ou escultura inspirados na cultura europeia, utilizando materiais disponíveis em sala de aula.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão compartilhar suas criações e discutir como a cultura europeia se manifesta em diferentes áreas da arte.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Resuma os principais pontos discutidos na aula e incentive os alunos a refletirem sobre a importância do patrimônio cultural e sua relação com a cultura europeia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise e valorização do patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo e discussão crítica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e construtiva nas discussões em grupo.
  • Elaboração de um template de avaliação por rubrica.
  • Criação de uma obra de arte inspirada na cultura europeia.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da aula e explicar sua importância.
  • Estimular a participação ativa e construtiva dos alunos nas discussões em grupo.
  • Fornecer materiais e orientação para a criação das obras de arte.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Elaborar um template de avaliação por rubrica.
  • Criar uma obra de arte inspirada na cultura europeia.