Aula sobre Patrimonio Cultural Matrizes Europeias
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O patrimônio cultural é uma parte importante da nossa história e identidade, e é fundamental que os alunos aprendam a valorizá-lo e preservá-lo. A Europa é uma das matrizes culturais mais importantes do mundo, e muitos elementos da cultura europeia são encontrados em nosso cotidiano, desde a arquitetura até a culinária. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a influência da cultura europeia em nosso patrimônio cultural e como isso se manifesta em diferentes áreas, como a arte, a música e a literatura.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema da aula e explique a importância do patrimônio cultural e sua relação com a cultura europeia. Peça que os alunos compartilhem suas próprias experiências e conhecimentos sobre o tema.Etapa 2 - Debate crítico
Divida os alunos em grupos e entregue um texto sobre a influência da cultura europeia em nosso patrimônio cultural. Cada grupo irá discutir o texto e elaborar um template de avaliação por rubrica contendo os critérios _Não desenvolvido_, _Parcialmente_ _d__esenvolvido_ e _Plenamente_ _d__esenvolvido_ para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Apresentação dos templates
Cada grupo irá apresentar seu template e discutir as diferentes perspectivas e ideias apresentadas pelos colegas.Etapa 4 - Atividade prática
Bom base nos templates, os alunos irão criar um desenho, pintura ou escultura inspirados na cultura europeia, utilizando materiais disponíveis em sala de aula.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos irão compartilhar suas criações e discutir como a cultura europeia se manifesta em diferentes áreas da arte.Etapa 6 - Conclusão
Resuma os principais pontos discutidos na aula e incentive os alunos a refletirem sobre a importância do patrimônio cultural e sua relação com a cultura europeia.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise e valorização do patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo e discussão crítica.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e construtiva nas discussões em grupo.
- Elaboração de um template de avaliação por rubrica.
- Criação de uma obra de arte inspirada na cultura europeia.
Ações do professor
- Introduzir o tema da aula e explicar sua importância.
- Estimular a participação ativa e construtiva dos alunos nas discussões em grupo.
- Fornecer materiais e orientação para a criação das obras de arte.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Elaborar um template de avaliação por rubrica.
- Criar uma obra de arte inspirada na cultura europeia.