Aula sobre Patrimonio Cultural Matrizes Europeias

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o patrimônio cultural de matrizes europeias. O objetivo é que eles analisem e valorizem o patrimônio cultural de diferentes culturas, incluindo a brasileira, e construam um vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. Os alunos terão a oportunidade de aprender sobre diferentes aspectos da cultura europeia e, ao mesmo tempo, desenvolver habilidades de análise e valorização do patrimônio cultural.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique o objetivo da atividade. Mostre imagens de patrimônios culturais europeus e pergunte aos alunos o que eles sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Arquitetura

    Divida os alunos em grupos. A primeira estação será sobre arquitetura. Nesta estação, eles irão aprender sobre a arquitetura europeia, seus estilos e características. Apresente imagens de construções europeias famosas e peça que os alunos identifiquem os estilos arquitetônicos. Em seguida, os alunos podem criar maquetes de construções europeias utilizando materiais disponíveis na sala de aula.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Pintura e escultura

    Na segunda estação, os alunos irão aprender sobre a pintura e escultura europeia. Apresente obras de arte famosas e explique suas características e importância cultural. Em seguida, os alunos podem criar suas próprias obras de arte inspiradas na arte europeia utilizando materiais disponíveis na sala de aula.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Música

    Na terceira estação, os alunos irão aprender sobre a música europeia. Apresente diferentes gêneros musicais europeus e suas características. Em seguida, os alunos podem criar suas próprias músicas inspiradas na música europeia utilizando instrumentos musicais disponíveis na sala de aula.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Reúna a turma e peça que cada grupo apresente o que aprendeu em sua estação. Os alunos também podem compartilhar suas criações e falar sobre o que aprenderam durante a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e valorização do patrimônio cultural.
  • Construir um vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Trabalhar em grupo e desenvolver habilidades sociais.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade.
  • Compreensão do tema e das atividades propostas.
  • Qualidade das criações artísticas produzidas.
  • Habilidade de análise e valorização do patrimônio cultural.
  • Habilidade de trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar o objetivo da atividade.
  • Orientar os alunos durante a realização das atividades.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback.
  • Fazer a conclusão da atividade e resumir o que foi aprendido.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade.
  • Demonstrar interesse e curiosidade pelo tema.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Criar obras de arte inspiradas na cultura europeia.
  • Analisar e valorizar o patrimônio cultural de diferentes culturas.