Aula sobre Patrimonio Cultural Matrizes Europeias
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta aula, os estudantes irão aprender sobre o patrimônio cultural de matrizes europeias. O professor deve apresentar exemplos de patrimônios culturais de matrizes europeias que podem ser encontrados no Brasil, como a arquitetura colonial portuguesa e as festas populares de origem europeia. O tema será trabalhado utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos terão a oportunidade de criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Apresentação
Apresente o tema e contextualize os alunos sobre o patrimônio cultural de matrizes europeias no Brasil. Os alunos devem pesquisar sobre o tema em casa e trazer exemplos para a próxima aula.Etapa 2 - Sala de aula invertida
Os alunos devem apresentar os exemplos que encontraram em casa e discutir em grupo sobre a importância do patrimônio cultural de matrizes europeias no Brasil.Etapa 3 - Pesquisa
Apresente exemplos de patrimônios culturais de matrizes europeias em outros países, como a Torre Eiffel e o Coliseu. Peça que os alunos pesquisem sobre esses patrimônios culturais em casa e tragam exemplos para a próxima aula.Etapa 4 - Apresentação
Os alunos devem apresentar os exemplos que encontraram em casa e discutir em grupo sobre a importância do patrimônio cultural de matrizes europeias em outros países.Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs
Apresente a Dinâmica dos 3 Qs e explique como ela será utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos _Que bom_, _Que pena_, _Que tal_.Etapa 6 - Avaliação
Os alunos devem aplicar o template de Dinâmica dos 3 Qs na aula e avaliar a atividade.Etapa 7 - Encerramento
Avalie a atividade e discuta com os alunos sobre a importância do patrimônio cultural de matrizes europeias.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e valorizar o patrimônio cultural de matrizes europeias.
- Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a atividade utilizando a Dinâmica dos 3 Qs.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e na discussão em grupo.
- Criação de um template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Utilização do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar os alunos sobre o patrimônio cultural de matrizes europeias.
- Apresentar exemplos de patrimônios culturais de matrizes europeias no Brasil e em outros países.
- Explicar como utilizar a Dinâmica dos 3 Qs como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema em casa e trazer exemplos para a próxima aula.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.