Aula sobre Patrimonio Cultural Matrizes Europeias

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, os estudantes irão aprender sobre o patrimônio cultural de matrizes europeias. O professor deve apresentar exemplos de patrimônios culturais de matrizes europeias que podem ser encontrados no Brasil, como a arquitetura colonial portuguesa e as festas populares de origem europeia. O tema será trabalhado utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos terão a oportunidade de criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação

    Apresente o tema e contextualize os alunos sobre o patrimônio cultural de matrizes europeias no Brasil. Os alunos devem pesquisar sobre o tema em casa e trazer exemplos para a próxima aula.

  2. Etapa 2 - Sala de aula invertida

    Os alunos devem apresentar os exemplos que encontraram em casa e discutir em grupo sobre a importância do patrimônio cultural de matrizes europeias no Brasil.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Apresente exemplos de patrimônios culturais de matrizes europeias em outros países, como a Torre Eiffel e o Coliseu. Peça que os alunos pesquisem sobre esses patrimônios culturais em casa e tragam exemplos para a próxima aula.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Os alunos devem apresentar os exemplos que encontraram em casa e discutir em grupo sobre a importância do patrimônio cultural de matrizes europeias em outros países.

  5. Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs

    Apresente a Dinâmica dos 3 Qs e explique como ela será utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos _Que bom_, _Que pena_, _Que tal_.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos devem aplicar o template de Dinâmica dos 3 Qs na aula e avaliar a atividade.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Avalie a atividade e discuta com os alunos sobre a importância do patrimônio cultural de matrizes europeias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e valorizar o patrimônio cultural de matrizes europeias.
  • Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a atividade utilizando a Dinâmica dos 3 Qs.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Criação de um template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Utilização do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar os alunos sobre o patrimônio cultural de matrizes europeias.
  • Apresentar exemplos de patrimônios culturais de matrizes europeias no Brasil e em outros países.
  • Explicar como utilizar a Dinâmica dos 3 Qs como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema em casa e trazer exemplos para a próxima aula.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.