Patrimônio Cultural: Matrizes indígenas

Patrimônio Cultural é um conjunto dos conhecimentos, dos costumes, hábitos, da arte, e outros aspectos de uma determinada sociedade, é a sua herança cultural compartilhada entre os cidadãos, que carrega em si aspectos referentes à identidade daquela sociedade. Vamos conhecer um pouco mais sobre esta temática nessa aula de Arte. Boa aula!

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Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Selecione a alternativa que apresenta alguns exemplos do patrimônio cultural de matrizes indígenas:

    A) Jogar peteca e comer mandioca.

    B) Empinar pipas e comer pastel de Belém.

    C) Atirar com arco e flecha e comer feijoada.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Gamificação:

    Vamos trabalhar o tema "Patrimônio Cultural: Matrizes indígenas" utilizando a metodologia ativa Gamificação. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas. Serão utilizados exemplos práticos e didáticos sobre o tema para que os alunos possam compreender melhor a importância do patrimônio cultural e como ele está presente em nosso cotidiano.
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  4. 4. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    O patrimônio cultural é um tema muito importante para a compreensão da nossa história e identidade como povo. Aprofunde nas matrizes indígenas do patrimônio cultural brasileiro. Os alunos irão aprender sobre a importância da preservação do patrimônio cultural, bem como sobre a riqueza e diversidade das culturas indígenas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de juri para discutir o tema e seus subtópicos.
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  5. 5. Rotação por estações:

    A cultura indígena é uma das matrizes culturais mais importantes do Brasil. Ela está presente em diversos aspectos da nossa vida, desde a alimentação até a arte. Explore o patrimônio cultural indígena, analisando suas características e importância para a nossa cultura. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa de Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em 3 grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e valorizar o patrimônio cultural indígena, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
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  6. 6. Sala de Aula Invertida:

    Os alunos serão convidados a conhecer e valorizar o patrimônio cultural brasileiro, em especial as matrizes indígenas. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os estudantes terão acesso a materiais prévios sobre o tema e, em sala de aula, criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de patrimônios culturais brasileiros, como o artesanato indígena, a culinária típica, as danças e festas populares, entre outros.
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  7. 7. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    O patrimônio cultural é um tema importante para a compreensão da nossa história e identidade como povo. Vamos nos concentrar nas matrizes indígenas, que são uma parte fundamental da cultura brasileira. Vamos aprender sobre a importância dessas matrizes, como elas se manifestam em diferentes aspectos da nossa vida e como podemos valorizá-las. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos serão desafiados a criar um diário de bordo, contendo os campos de ‘Problema’, ‘Geração de Alternativas’ e ‘Solução’, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.
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  8. 8. Design Thinking:

    O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas. O tema pode ser encontrado em diversos elementos da cultura brasileira, como na música, na culinária, nas artes plásticas, na literatura, entre outros. A metodologia ativa Design Thinking será utilizada para que os alunos possam criar um mapa de empatia, entendendo as perspectivas e vivências dos povos indígenas e valorizando sua cultura.
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