Aula sobre Patrimonio Cultural Matrizes Indigenas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O patrimônio cultural é um tema importante para a compreensão da nossa história e identidade como povo. Vamos nos concentrar nas matrizes indígenas, que são uma parte fundamental da cultura brasileira. Vamos aprender sobre a importância dessas matrizes, como elas se manifestam em diferentes aspectos da nossa vida e como podemos valorizá-las. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos serão desafiados a criar um diário de bordo, contendo os campos de ‘Problema’, ‘Geração de Alternativas’ e ‘Solução’, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema do patrimônio cultural, com foco nas matrizes indígenas, e explique como será a metodologia utilizada. Os alunos serão desafiados a criar um diário de bordo, contendo os campos de ‘Problema’, ‘Geração’ de ‘Alternativas’ e ‘Solução’, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos para discutir e definir um problema relacionado ao tema do patrimônio cultural, com foco nas matrizes indígenas. Eles devem registrar o problema em seus diários de bordo.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Os grupos irão gerar alternativas para o problema identificado na etapa anterior. Eles devem registrar as alternativas em seus diários de bordo.

  4. Etapa 4 - Apresentação das soluções

    Cada grupo irá apresentar as soluções que encontraram para o problema identificado. Os demais grupos poderão fazer perguntas e comentários sobre as soluções apresentadas.

  5. Etapa 5 - Discussão em sala de aula

    Após as apresentações, conduza uma discussão sobre as soluções apresentadas e o tema do patrimônio cultural, com foco nas matrizes indígenas.

  6. Etapa 6 - Registro final

    Os alunos devem registrar em seus diários de bordo as principais conclusões da discussão em sala de aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise e valorização do patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de resolução de problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo e na apresentação das soluções.
  • Qualidade das soluções apresentadas.
  • Clareza e organização do diário de bordo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia utilizada na aula.
  • Conduzir a discussão em sala de aula.
  • Propor tarefas de casa (opcional).
  • Avaliar o desempenho dos alunos.
  • Dar feedback sobre o trabalho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo e na apresentação das soluções.
  • Registrar as informações no diário de bordo.
  • Colaborar com os demais membros do grupo.
  • Realizar a tarefa de casa (opcional).
  • Receber e aplicar o feedback do professor.