Aula sobre Patrimonio Cultural Matrizes Indigenas

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas. O tema pode ser encontrado em diversos elementos da cultura brasileira, como na música, na culinária, nas artes plásticas, na literatura, entre outros. A metodologia ativa Design Thinking será utilizada para que os alunos possam criar um mapa de empatia, entendendo as perspectivas e vivências dos povos indígenas e valorizando sua cultura.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia Design Thinking, explicando como ela será aplicada na aula. Em seguida, os alunos farão uma roda de conversa para compartilhar suas experiências e conhecimentos prévios sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia (imagem em anexo), dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos possam entender as perspectivas e vivências dos povos indígenas e valorizar sua cultura.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre a cultura indígena brasileira, buscando informações sobre suas tradições, costumes, arte e história. Eles poderão utilizar livros, internet e outros recursos disponíveis.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Os alunos irão apresentar suas pesquisas para a turma, utilizando diferentes linguagens artísticas, como música, dança, teatro, artes plásticas, entre outras. O objetivo é que os alunos possam compartilhar suas descobertas e aprendizados com os colegas.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Após as apresentações, os alunos irão discutir sobre as diferentes perspectivas e vivências dos povos indígenas, valorizando sua cultura e refletindo sobre como ela é importante para a identidade brasileira.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos nas atividades propostas, a qualidade das pesquisas e apresentações, e a capacidade dos alunos em valorizar a cultura indígena brasileira.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua reforçando a importância de valorizar a cultura indígena brasileira e incentivando os alunos a continuarem pesquisando e aprendendo sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de expressão dos alunos, por meio de diferentes linguagens artísticas.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em equipe e compartilhar conhecimentos e aprendizados.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade das pesquisas e apresentações.
  • Capacidade de valorizar a cultura indígena brasileira.
  • Capacidade de trabalhar em equipe e compartilhar conhecimentos e aprendizados.
  • Criatividade e capacidade de expressão por meio de diferentes linguagens artísticas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia Design Thinking.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Avaliar a qualidade das pesquisas e apresentações dos alunos.
  • Incentivar a valorização da cultura indígena brasileira.
  • Concluir a aula, reforçando a importância do tema e incentivando os alunos a continuarem pesquisando e aprendendo sobre ele.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia, entendendo as perspectivas e vivências dos povos indígenas e valorizando sua cultura.
  • Pesquisar sobre a cultura indígena brasileira, buscando informações sobre suas tradições, costumes, arte e história.
  • Apresentar suas pesquisas para a turma, utilizando diferentes linguagens artísticas.
  • Discutir sobre as diferentes perspectivas e vivências dos povos indígenas, valorizando sua cultura e refletindo sobre como ela é importante para a identidade brasileira.
  • Compartilhar conhecimentos e aprendizados com os colegas e trabalhar em equipe.