Aula sobre Patrimonio Cultural Matrizes Indigenas
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Vamos trabalhar o tema "Patrimônio Cultural: Matrizes indígenas" utilizando a metodologia ativa Gamificação. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas. Serão utilizados exemplos práticos e didáticos sobre o tema para que os alunos possam compreender melhor a importância do patrimônio cultural e como ele está presente em nosso cotidiano.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Patrimônio Cultural: Matrizes indígenas" e explique a importância de valorizar e preservar a cultura dos povos indígenas. Faça uma breve contextualização histórica sobre a presença dos povos indígenas no Brasil e sua contribuição para a formação da cultura brasileira.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para a criação do jogo.Etapa 3 - Criação das cartas de perguntas e afirmações
Cada grupo irá criar 4 cartas de perguntas e 4 cartas de afirmações relacionadas ao tema. As perguntas e afirmações devem ser elaboradas de forma clara e objetiva para poderem ser respondidas pelos colegas.Etapa 4 - Troca das cartas entre os grupos
Os grupos irão trocar as cartas criadas com outros grupos para poderem responder as perguntas e afirmações elaboradas por eles.Etapa 5 - Resolução das perguntas e afirmações
Cada grupo irá responder às perguntas e afirmações recebidas dos outros grupos. Acompanhe e auxilie os alunos na resolução das questões.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após a resolução das perguntas e afirmações, os grupos irão se reunir e discutir sobre as respostas e as informações apresentadas. Medie a discussão e estimule a reflexão sobre a importância do patrimônio cultural e a contribuição dos povos indígenas para a cultura brasileira.Etapa 7 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar o jogo criado para a turma. Avalie a criatividade, clareza e objetividade das perguntas e afirmações.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do jogo.
- Favorecer a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
Critérios de avaliação
- Criatividade na elaboração das perguntas e afirmações.
- Clareza e objetividade das perguntas e afirmações.
- Participação e colaboração dos alunos na resolução das questões.
- Reflexão e discussão sobre a importância do patrimônio cultural e a contribuição dos povos indígenas para a cultura brasileira.
- Apresentação clara e objetiva do jogo criado pelo grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância do patrimônio cultural e a contribuição dos povos indígenas para a cultura brasileira.
- Dividir os alunos em grupos e orientar na criação do jogo.
- Mediar a discussão e estimular a reflexão sobre o tema.
- Avaliar a criatividade, clareza e objetividade das perguntas e afirmações.
- Estimular a participação e colaboração dos alunos na resolução das questões.
Ações do aluno
- Criar perguntas e afirmações relacionadas ao tema.
- Responder as perguntas e afirmações elaboradas pelos colegas.
- Discutir e refletir sobre as informações apresentadas.
- Apresentar o jogo criado pelo grupo.
- Colaborar e participar ativamente durante toda a atividade.