Aula sobre Patrimonio Cultural Matrizes Indigenas

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Vamos trabalhar o tema "Patrimônio Cultural: Matrizes indígenas" utilizando a metodologia ativa Gamificação. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas. Serão utilizados exemplos práticos e didáticos sobre o tema para que os alunos possam compreender melhor a importância do patrimônio cultural e como ele está presente em nosso cotidiano.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Patrimônio Cultural: Matrizes indígenas" e explique a importância de valorizar e preservar a cultura dos povos indígenas. Faça uma breve contextualização histórica sobre a presença dos povos indígenas no Brasil e sua contribuição para a formação da cultura brasileira.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para a criação do jogo.

  3. Etapa 3 - Criação das cartas de perguntas e afirmações

    Cada grupo irá criar 4 cartas de perguntas e 4 cartas de afirmações relacionadas ao tema. As perguntas e afirmações devem ser elaboradas de forma clara e objetiva para poderem ser respondidas pelos colegas.

  4. Etapa 4 - Troca das cartas entre os grupos

    Os grupos irão trocar as cartas criadas com outros grupos para poderem responder as perguntas e afirmações elaboradas por eles.

  5. Etapa 5 - Resolução das perguntas e afirmações

    Cada grupo irá responder às perguntas e afirmações recebidas dos outros grupos. Acompanhe e auxilie os alunos na resolução das questões.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após a resolução das perguntas e afirmações, os grupos irão se reunir e discutir sobre as respostas e as informações apresentadas. Medie a discussão e estimule a reflexão sobre a importância do patrimônio cultural e a contribuição dos povos indígenas para a cultura brasileira.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar o jogo criado para a turma. Avalie a criatividade, clareza e objetividade das perguntas e afirmações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do jogo.
  • Favorecer a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na elaboração das perguntas e afirmações.
  • Clareza e objetividade das perguntas e afirmações.
  • Participação e colaboração dos alunos na resolução das questões.
  • Reflexão e discussão sobre a importância do patrimônio cultural e a contribuição dos povos indígenas para a cultura brasileira.
  • Apresentação clara e objetiva do jogo criado pelo grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância do patrimônio cultural e a contribuição dos povos indígenas para a cultura brasileira.
  • Dividir os alunos em grupos e orientar na criação do jogo.
  • Mediar a discussão e estimular a reflexão sobre o tema.
  • Avaliar a criatividade, clareza e objetividade das perguntas e afirmações.
  • Estimular a participação e colaboração dos alunos na resolução das questões.

Ações do aluno

  • Criar perguntas e afirmações relacionadas ao tema.
  • Responder as perguntas e afirmações elaboradas pelos colegas.
  • Discutir e refletir sobre as informações apresentadas.
  • Apresentar o jogo criado pelo grupo.
  • Colaborar e participar ativamente durante toda a atividade.