Aula sobre Patrimonio Cultural Matrizes Indigenas

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O patrimônio cultural é um tema muito importante para a compreensão da nossa história e identidade como povo. Aprofunde nas matrizes indígenas do patrimônio cultural brasileiro. Os alunos irão aprender sobre a importância da preservação do patrimônio cultural, bem como sobre a riqueza e diversidade das culturas indígenas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de juri para discutir o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e contextualize a importância da preservação do patrimônio cultural. Em seguida, divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo irá pesquisar sobre o tema e seus subtópicos, utilizando fontes confiáveis como livros, sites e documentários. O grupo defensor irá defender a importância da preservação do patrimônio cultural indígena, enquanto o grupo opositor irá apresentar argumentos contrários.

  3. Etapa 3 - Preparação dos argumentos

    Cada grupo irá preparar seus argumentos para apresentar durante o debate. O grupo defensor irá apresentar argumentos que valorizem a cultura indígena, enquanto o grupo opositor irá apresentar argumentos que questionem a importância da preservação do patrimônio cultural. Exemplo prático: Os alunos podem trazer objetos de casa que representem a cultura indígena, como artesanatos, roupas, instrumentos musicais, entre outros.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos defensor e opositor irão apresentar seus argumentos, enquanto a banca julgadora irá avaliar e dar notas. O grupo de observadores irá registrar as ideias apresentadas durante o debate.

  5. Etapa 5 - Reflexão em grupo

    Os grupos irão se reunir para refletir sobre o debate e as ideias apresentadas. Cada grupo irá apresentar um resumo das ideias discutidas e as conclusões que chegaram.

  6. Etapa 6 - Produção individual

    Cada aluno irá produzir um texto reflexivo sobre o tema, utilizando as ideias apresentadas durante o debate e a reflexão em grupo.

  7. Etapa 7 - Socialização dos textos

    Os alunos irão compartilhar seus textos com a turma, promovendo um momento de socialização e aprendizagem coletiva.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e valorizar o patrimônio cultural indígena.
  • Estimular o pensamento crítico e a argumentação dos alunos.
  • Promover a participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados.
  • Reflexão crítica e coerente no texto individual.
  • Cooperação e colaboração em grupo.
  • Respeito às opiniões dos colegas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da preservação do patrimônio cultural.
  • Dividir a turma em grupos e orientar a pesquisa sobre o tema.
  • Estimular a reflexão crítica e a argumentação dos alunos durante o debate.
  • Orientar a produção do texto individual.
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos durante a atividade.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema e seus subtópicos.
  • Preparar argumentos para apresentar durante o debate.
  • Participar ativamente do debate e respeitar as opiniões dos colegas.
  • Refletir sobre as ideias apresentadas e chegar a conclusões em grupo.
  • Produzir um texto reflexivo individual sobre o tema.