Aula sobre Patrimonio Cultural Matrizes Indigenas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os alunos serão convidados a conhecer e valorizar o patrimônio cultural brasileiro, em especial as matrizes indígenas. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os estudantes terão acesso a materiais prévios sobre o tema e, em sala de aula, criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de patrimônios culturais brasileiros, como o artesanato indígena, a culinária típica, as danças e festas populares, entre outros.

  1. Etapa 1 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos terão acesso a materiais prévios sobre o tema, como vídeos, textos e imagens, que poderão ser acessados em casa ou na escola. O professor deverá selecionar materiais que apresentem a diversidade cultural do país e a importância das matrizes indígenas na formação da cultura brasileira.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a importância de valorizar o patrimônio cultural brasileiro, em especial as matrizes indígenas. Os alunos serão convidados a refletir sobre o que já conhecem sobre o assunto e a levantar hipóteses sobre o que irão aprender.

  3. Etapa 3 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Em sala de aula, os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos ‘Que bom’, ‘Que pena’, ‘Que tal’. O objetivo é que os estudantes avaliem a atividade e desenvolvam a habilidade de análise crítica. Oriente os alunos na criação do template e explique como ele será utilizado.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates

    Os alunos apresentarão seus templates para a turma, compartilhando suas impressões sobre a atividade e o que aprenderam sobre o patrimônio cultural brasileiro, em especial as matrizes indígenas. Incentive a participação de todos e promova o diálogo entre os estudantes.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os alunos serão convidados a realizar uma atividade prática relacionada ao tema, como a criação de um artesanato indígena, a pesquisa sobre uma festa popular ou a preparação de um prato típico. Oriente os alunos na escolha da atividade e forneça os materiais necessários.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos utilizarão o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e compartilhar suas impressões finais sobre o tema. Recolha os templates para avaliar o desempenho dos estudantes.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma síntese e reforce a importância de valorizar o patrimônio cultural brasileiro, em especial as matrizes indígenas. Os alunos serão convidados a refletir sobre o que aprenderam e a compartilhar suas impressões finais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica.
  • Valorizar o patrimônio cultural brasileiro, em especial as matrizes indígenas.
  • Promover o diálogo e a participação dos estudantes.
  • Estimular a criatividade e a pesquisa.
  • Desenvolver a habilidade de expressão oral e escrita.

Critérios de avaliação

  • Participação e engajamento dos estudantes.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Desempenho na atividade prática.
  • Habilidade de análise crítica.
  • Expressão oral e escrita.

Ações do professor

  • Selecionar materiais prévios adequados ao tema.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Fornecer os materiais necessários para a atividade prática.
  • Estimular a participação e o diálogo entre os estudantes.
  • Avaliar o desempenho dos estudantes.

Ações do aluno

  • Acessar os materiais prévios sobre o tema.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Realizar a atividade prática.
  • Participar e contribuir para o diálogo em sala de aula.
  • Avaliar a atividade utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.