Aula sobre Paul Cezanne E A Natureza Morta
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Nesta atividade, os alunos do 9º ano do ensino fundamental irão aprender sobre o pintor francês Paul Cézanne e sua relação com a natureza morta. Serão apresentados exemplos de obras do artista e discutido como ele revolucionou a forma de representar objetos inanimados na arte. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os alunos possam criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. A atividade pretende desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
Etapa 1 - Contextualização
Nesta atividade, os alunos do 9º ano do ensino fundamental irão aprender sobre o pintor francês Paul Cézanne e sua relação com a natureza morta. Serão apresentados exemplos de obras do artista e discutido como ele revolucionou a forma de representar objetos inanimados na arte. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os alunos possam criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. A atividade pretende desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância de Paul Cézanne na história da arte. Serão apresentados exemplos de suas obras e discutido como ele revolucionou a forma de representar objetos inanimados na arte.Etapa 3 - Pesquisa
Os alunos irão pesquisar sobre a vida e obra de Paul Cézanne e sua relação com a natureza morta. Disponibilize materiais de pesquisa, como livros e artigos em sites confiáveis, para que os alunos possam realizar a atividade.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir o que aprenderam sobre Paul Cézanne e a natureza morta. Oriente a discussão, incentivando a participação de todos e esclarecendo possíveis dúvidas.Etapa 5 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente a criação do modelo, incentivando a criatividade e a participação de todos.Etapa 6 - Apresentação dos modelos
Cada grupo irá apresentar seu modelo de Dinâmica dos 3 Qs para a turma, explicando como utilizaram a ferramenta para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a atividade, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço."
- Incentivar a criatividade e a participação dos alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Promover a discussão em grupo e o trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa sobre Paul Cézanne e a natureza morta.
- Criatividade e qualidade na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Participação ativa na discussão em grupo e na apresentação do modelo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância de Paul Cézanne na história da arte.
- Disponibilizar materiais de pesquisa para os alunos.
- Orientar a discussão em grupo e a criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Incentivar a criatividade e a participação dos alunos.
- Fazer uma conclusão sobre a atividade e reforçar os principais pontos abordados.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a vida e obra de Paul Cézanne e sua relação com a natureza morta.
- Participar ativamente da discussão em grupo e da criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Apresentar o modelo criado para a turma.