Aula sobre Paul Cezanne E A Natureza Morta

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta atividade, os alunos do 9º ano do ensino fundamental irão aprender sobre o pintor francês Paul Cézanne e sua relação com a natureza morta. Serão apresentados exemplos de obras do artista e discutido como ele revolucionou a forma de representar objetos inanimados na arte. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os alunos possam criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. A atividade pretende desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nesta atividade, os alunos do 9º ano do ensino fundamental irão aprender sobre o pintor francês Paul Cézanne e sua relação com a natureza morta. Serão apresentados exemplos de obras do artista e discutido como ele revolucionou a forma de representar objetos inanimados na arte. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os alunos possam criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. A atividade pretende desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância de Paul Cézanne na história da arte. Serão apresentados exemplos de suas obras e discutido como ele revolucionou a forma de representar objetos inanimados na arte.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre a vida e obra de Paul Cézanne e sua relação com a natureza morta. Disponibilize materiais de pesquisa, como livros e artigos em sites confiáveis, para que os alunos possam realizar a atividade.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir o que aprenderam sobre Paul Cézanne e a natureza morta. Oriente a discussão, incentivando a participação de todos e esclarecendo possíveis dúvidas.

  5. Etapa 5 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente a criação do modelo, incentivando a criatividade e a participação de todos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos modelos

    Cada grupo irá apresentar seu modelo de Dinâmica dos 3 Qs para a turma, explicando como utilizaram a ferramenta para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a atividade, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço."
  • Incentivar a criatividade e a participação dos alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Promover a discussão em grupo e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa sobre Paul Cézanne e a natureza morta.
  • Criatividade e qualidade na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação ativa na discussão em grupo e na apresentação do modelo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância de Paul Cézanne na história da arte.
  • Disponibilizar materiais de pesquisa para os alunos.
  • Orientar a discussão em grupo e a criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Incentivar a criatividade e a participação dos alunos.
  • Fazer uma conclusão sobre a atividade e reforçar os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a vida e obra de Paul Cézanne e sua relação com a natureza morta.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e da criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar o modelo criado para a turma.