Aula sobre Paul Cezanne E A Natureza Morta

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Paul Cézanne foi um pintor francês que viveu no século XIX e é considerado um dos precursores do movimento cubista. Ele é conhecido por suas pinturas de naturezas-mortas, que retratam objetos inanimados, como frutas, flores e utensílios domésticos.

  1. Etapa 1 - Entender

    O professor deve apresentar aos alunos a obra de Paul Cézanne e explicar o que é uma natureza-morta. É importante contextualizar a época em que o artista viveu e como suas obras influenciaram a arte moderna. O professor pode utilizar imagens de obras de Cézanne para ilustrar a explicação.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos devem fazer um esboço de uma natureza-morta, utilizando objetos que eles encontrarem em casa ou na escola. O professor deve orientá-los a observar as formas e as cores dos objetos e a pensar em como eles podem ser dispostos na composição.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos devem apresentar seus esboços para a turma e discutir em grupo as diferentes formas de composição. O professor deve orientá-los a pensar em como podem utilizar os objetos de forma criativa e a considerar as cores e as formas dos objetos.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos devem criar uma natureza-morta utilizando os objetos escolhidos e os esboços feitos anteriormente. O professor deve orientá-los a pensar na disposição dos objetos e nas cores utilizadas.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos devem apresentar suas naturezas-mortas para a turma e discutir em grupo as diferentes formas de composição. O professor deve orientá-los a pensar em como podem utilizar os objetos de forma criativa e a considerar as cores e as formas dos objetos.

  6. Etapa 6 - Apresentar

    Os alunos devem apresentar suas naturezas-mortas para a turma e explicar as escolhas feitas na composição. O professor deve orientá-los a pensar em como podem utilizar as cores e as formas para transmitir uma mensagem.

  7. Etapa 7 - Avaliar

    O professor deve avaliar as naturezas-mortas dos alunos com base nos critérios estabelecidos previamente. Os alunos devem ser avaliados pela criatividade na composição, pela utilização das cores e das formas e pela capacidade de transmitir uma mensagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de observação dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e de apresentar ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na composição da natureza-morta.
  • Utilização das cores e das formas de forma coerente e harmoniosa.
  • Capacidade de transmitir uma mensagem por meio da composição.

Ações do professor

  • Apresentar a obra de Paul Cézanne e contextualizar o movimento de natureza-morta.
  • Orientar os alunos na criação dos esboços e das naturezas-mortas.
  • Avaliar as composições dos alunos com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Observar e analisar a obra de Paul Cézanne.
  • Criar esboços e naturezas-mortas utilizando objetos do cotidiano.
  • Apresentar suas composições para a turma e discutir em grupo as diferentes formas de composição.