Aula sobre Paul Cezanne E A Natureza Morta

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Paul Cézanne foi um pintor francês do século XIX que ficou conhecido por suas obras de natureza morta. Ele buscava representar a realidade de forma mais objetiva, utilizando formas geométricas e cores puras.

Objetivo:

Desenvolver a habilidade dos alunos em "Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço."


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor irá apresentar o tema da aula, contextualizando a vida e obra de Paul Cézanne e sua importância para a história da arte.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    O professor irá apresentar um estudo de caso sobre uma obra de Paul Cézanne, mostrando como ele utilizava formas geométricas e cores puras para representar a natureza morta.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre o estudo de caso apresentado, analisando as características da obra de Paul Cézanne e sua relação com a natureza morta.

  4. Etapa 4 - Criação do template de infográfico

    Os alunos irão criar um template de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas com informações sobre a vida e obra de Paul Cézanne e suas obras de natureza morta.

  5. Etapa 5 - Pesquisa e preenchimento do infográfico

    Os alunos irão pesquisar informações sobre a vida e obra de Paul Cézanne e suas obras de natureza morta para preencher o template de infográfico criado na etapa anterior.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos infográficos

    Os alunos irão apresentar seus infográficos para a turma, compartilhando as informações que pesquisaram e analisando as obras de Paul Cézanne.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    O professor irá avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e nas intencionalidades pedagógicas da aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
  • Contextualizar a obra de Paul Cézanne no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Preenchimento correto do template de infográfico.
  • Apresentação clara e objetiva do infográfico.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar a vida e obra de Paul Cézanne.
  • Apresentar um estudo de caso sobre uma obra de Paul Cézanne.
  • Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar o template de infográfico e pesquisar informações sobre a vida e obra de Paul Cézanne.
  • Apresentar o infográfico para a turma.