Aula sobre Paul Cezanne E A Natureza Morta
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Paul Cézanne foi um dos principais artistas do movimento impressionista francês. Ele é conhecido por suas pinturas de naturezas mortas, que retratam objetos inanimados, como frutas, flores e utensílios domésticos.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
\- O professor irá apresentar o tema da aula e explicar o que é gamificação.\- Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 4 pessoas e receberão uma folha de papel em branco.
Etapa 2 - Nome do Jogo (10 minutos)
\- Cada grupo deverá escolher um nome para o jogo que irão criar.\- O nome deve ser relacionado ao tema da aula.
Etapa 3 - Objetivo do Jogo (10 minutos)
\- Cada grupo deverá definir o objetivo do jogo que irão criar.\- O objetivo deve ser relacionado ao tema da aula.
Etapa 4 - Desafios do Jogo (20 minutos)
\- Cada grupo deverá criar 3 desafios que os jogadores terão que enfrentar para alcançar o objetivo do jogo.\- Os desafios devem ser relacionados ao tema da aula.
Etapa 5 - Níveis (20 minutos)
\- Cada grupo deverá criar 3 níveis de dificuldade para o jogo.\- Os níveis devem ser relacionados ao tema da aula.
Etapa 6 - Esquema de Recompensas (10 minutos)
\- Cada grupo deverá criar um esquema de recompensas para o jogo.\- As recompensas devem ser relacionadas ao tema da aula.
Etapa 7 - Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso? (20 minutos)
\- Cada grupo deverá criar um texto explicando as informações do jogo e por que ele é engajador e será um sucesso.\- O texto deve ser relacionado ao tema da aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
- Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.
- Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita.
- Desenvolver habilidades de planejamento e organização.
Critérios de avaliação
- Participação ativa em grupo.
- Qualidade do mapa de registro.
- Clareza e coerência das informações apresentadas.
- Criatividade e originalidade.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a metodologia da gamificação.
- Orientar os alunos na criação do mapa de registro.
- Estimular a participação ativa em grupo.
- Avaliar o desempenho dos alunos.
- Orientar os alunos na criação dos desafios e níveis.- Orientar os alunos na criação do texto explicativo.
Ações do aluno
- Participar ativamente em grupo.
- Criar um mapa de registro com as informações solicitadas.
- Apresentar as informações de forma clara e coerente.
- Ser criativo e original.
- Criar desafios e níveis relacionados ao tema da aula.