Aula sobre Paul Cezanne E A Natureza Morta

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Paul Cézanne foi um dos principais artistas do movimento impressionista francês. Ele é conhecido por suas pinturas de naturezas mortas, que retratam objetos inanimados, como frutas, flores e utensílios domésticos.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    \- O professor irá apresentar o tema da aula e explicar o que é gamificação.

    \- Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 4 pessoas e receberão uma folha de papel em branco.


  2. Etapa 2 - Nome do Jogo (10 minutos)

    \- Cada grupo deverá escolher um nome para o jogo que irão criar.

    \- O nome deve ser relacionado ao tema da aula.


  3. Etapa 3 - Objetivo do Jogo (10 minutos)

    \- Cada grupo deverá definir o objetivo do jogo que irão criar.

    \- O objetivo deve ser relacionado ao tema da aula.


  4. Etapa 4 - Desafios do Jogo (20 minutos)

    \- Cada grupo deverá criar 3 desafios que os jogadores terão que enfrentar para alcançar o objetivo do jogo.

    \- Os desafios devem ser relacionados ao tema da aula.


  5. Etapa 5 - Níveis (20 minutos)

    \- Cada grupo deverá criar 3 níveis de dificuldade para o jogo.

    \- Os níveis devem ser relacionados ao tema da aula.


  6. Etapa 6 - Esquema de Recompensas (10 minutos)

    \- Cada grupo deverá criar um esquema de recompensas para o jogo.

    \- As recompensas devem ser relacionadas ao tema da aula.


  7. Etapa 7 - Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso? (20 minutos)

    \- Cada grupo deverá criar um texto explicando as informações do jogo e por que ele é engajador e será um sucesso.

    \- O texto deve ser relacionado ao tema da aula.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.
  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita.
  • Desenvolver habilidades de planejamento e organização.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa em grupo.
  • Qualidade do mapa de registro.
  • Clareza e coerência das informações apresentadas.
  • Criatividade e originalidade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia da gamificação.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de registro.
  • Estimular a participação ativa em grupo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.
  • Orientar os alunos na criação dos desafios e níveis.- Orientar os alunos na criação do texto explicativo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente em grupo.
  • Criar um mapa de registro com as informações solicitadas.
  • Apresentar as informações de forma clara e coerente.
  • Ser criativo e original.
  • Criar desafios e níveis relacionados ao tema da aula.