Aula sobre Paul Cezanne E A Natureza Morta

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Paul Cézanne foi um pintor francês que viveu no século XIX e é conhecido por suas pinturas de naturezas-mortas. Ele foi um dos precursores do movimento artístico chamado de pós-impressionismo. Cézanne acreditava que a arte deveria ser uma representação da natureza, mas não uma cópia exata dela. Ele buscava representar a natureza de uma forma mais pessoal e subjetiva, utilizando cores e formas que expressassem suas próprias emoções e sentimentos.

  1. Etapa 1 - Apresentação da obra de Paul Cézanne e contextualização no tempo e no espaço.

    \- O professor apresentará a obra de Paul Cézanne e contextualizará sua produção artística no século XIX e no movimento pós-impressionista.

  2. Etapa 2 - Pesquisa e análise das pinturas de natureza morta de Cézanne.

    \- Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo deverá escolher uma pintura de natureza morta de Cézanne para analisar.

    \- Os alunos deverão pesquisar sobre a obra escolhida, identificando os elementos presentes na pintura e as características do estilo de Cézanne.


  3. Etapa 3 - Criação da avaliação por rúbrica.

    \- Os alunos deverão criar uma avaliação por rúbrica com critérios claros e objetivos para avaliar as pinturas de natureza morta de Cézanne.

  4. Etapa 4 - Debate crítico.

    \- Os grupos apresentarão suas análises das pinturas de natureza morta de Cézanne e o debate crítico será iniciado.

    \- Os alunos deverão utilizar a avaliação por rúbrica criada para avaliar as pinturas apresentadas pelos outros grupos.


  5. Etapa 5 - Discussão em grupo.

    \- Após o debate crítico, os alunos deverão se reunir em grupos para discutir as avaliações realizadas e chegar a um consenso sobre as características das pinturas de natureza morta de Cézanne.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual.

    \- Cada aluno deverá fazer uma reflexão individual sobre o que aprendeu na aula e sobre sua participação no debate crítico.

  7. Etapa 7 - Socialização das reflexões individuais.

    \- Os alunos poderão compartilhar suas reflexões individuais com a turma, se assim desejarem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
  • Contextualizar a obra de Paul Cézanne no tempo e no espaço.
  • Desenvolver a habilidade de criação de uma avaliação por rúbrica.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos elementos presentes nas pinturas de natureza morta de Paul Cézanne.
  • Contextualização correta da obra de Cézanne no tempo e no espaço.
  • Criação de uma avaliação por rúbrica com critérios claros e objetivos.

Ações do professor

  • Apresentar a obra de Paul Cézanne e contextualizá-la no tempo e no espaço.
  • Orientar os alunos na criação da avaliação por rúbrica.
  • Estimular a pesquisa e análise das pinturas de natureza morta de Cézanne.

Ações do aluno

  • Pesquisar e analisar as pinturas de natureza morta de Paul Cézanne.
  • Criar uma avaliação por rúbrica com critérios claros e objetivos.
  • Participar do debate crítico utilizando a avaliação por rúbrica criada.