Aula sobre Paul Cezanne E A Natureza Morta
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Paul Cézanne foi um pintor francês que viveu no século XIX e é conhecido por suas pinturas de naturezas-mortas. Ele foi um dos precursores do movimento artístico chamado de pós-impressionismo. Cézanne acreditava que a arte deveria ser uma representação da natureza, mas não uma cópia exata dela. Ele buscava representar a natureza de uma forma mais pessoal e subjetiva, utilizando cores e formas que expressassem suas próprias emoções e sentimentos.
Etapa 1 - Apresentação da obra de Paul Cézanne e contextualização no tempo e no espaço.
\- O professor apresentará a obra de Paul Cézanne e contextualizará sua produção artística no século XIX e no movimento pós-impressionista.Etapa 2 - Pesquisa e análise das pinturas de natureza morta de Cézanne.
\- Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo deverá escolher uma pintura de natureza morta de Cézanne para analisar.\- Os alunos deverão pesquisar sobre a obra escolhida, identificando os elementos presentes na pintura e as características do estilo de Cézanne.
Etapa 3 - Criação da avaliação por rúbrica.
\- Os alunos deverão criar uma avaliação por rúbrica com critérios claros e objetivos para avaliar as pinturas de natureza morta de Cézanne.Etapa 4 - Debate crítico.
\- Os grupos apresentarão suas análises das pinturas de natureza morta de Cézanne e o debate crítico será iniciado.\- Os alunos deverão utilizar a avaliação por rúbrica criada para avaliar as pinturas apresentadas pelos outros grupos.
Etapa 5 - Discussão em grupo.
\- Após o debate crítico, os alunos deverão se reunir em grupos para discutir as avaliações realizadas e chegar a um consenso sobre as características das pinturas de natureza morta de Cézanne.Etapa 6 - Reflexão individual.
\- Cada aluno deverá fazer uma reflexão individual sobre o que aprendeu na aula e sobre sua participação no debate crítico.Etapa 7 - Socialização das reflexões individuais.
\- Os alunos poderão compartilhar suas reflexões individuais com a turma, se assim desejarem.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
- Contextualizar a obra de Paul Cézanne no tempo e no espaço.
- Desenvolver a habilidade de criação de uma avaliação por rúbrica.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos elementos presentes nas pinturas de natureza morta de Paul Cézanne.
- Contextualização correta da obra de Cézanne no tempo e no espaço.
- Criação de uma avaliação por rúbrica com critérios claros e objetivos.
Ações do professor
- Apresentar a obra de Paul Cézanne e contextualizá-la no tempo e no espaço.
- Orientar os alunos na criação da avaliação por rúbrica.
- Estimular a pesquisa e análise das pinturas de natureza morta de Cézanne.
Ações do aluno
- Pesquisar e analisar as pinturas de natureza morta de Paul Cézanne.
- Criar uma avaliação por rúbrica com critérios claros e objetivos.
- Participar do debate crítico utilizando a avaliação por rúbrica criada.