Aula sobre Percussao Com Objetos
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
A percussão com objetos é uma técnica utilizada em diversas culturas para produzir sons e ritmos por meio de objetos do cotidiano, como latas, garrafas, panelas, entre outros. Essa técnica pode ser encontrada em diversas músicas populares e é uma forma criativa de explorar a sonoridade dos objetos que nos cercam. Os alunos irão aprender a produzir sons e ritmos utilizando objetos do cotidiano, além de desenvolver a habilidade de identificar e analisar diferentes estilos musicais. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Etapa 1 - Introdução
Inicie o tema da aula e apresente exemplos de músicas que utilizam a percussão com objetos. Os alunos serão convidados a compartilhar suas experiências com a técnica e a discutir como ela pode ser aplicada em diferentes estilos musicais.Etapa 2 - Identificação de objetos sonoros
Os alunos serão divididos em grupos e irão identificar objetos sonoros em sala de aula e no ambiente escolar. Eles deverão registrar os objetos encontrados e discutir em grupo como eles podem ser utilizados para produzir sons e ritmos.Etapa 3 - Criação de ritmos
Cada grupo irá escolher alguns objetos sonoros e criar um ritmo utilizando-os. Eles deverão praticar o ritmo e apresentá-lo para a turma.Etapa 4 - Análise de estilos musicais
Apresente alguns estilos musicais e os alunos deverão identificar os elementos de percussão presentes em cada um deles. Eles deverão discutir em grupo como a percussão com objetos pode ser utilizada em cada estilo musical.Etapa 5 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos ‘Que bom’, ‘Que pena’, ‘Que tal’ para avaliar a atividade. Eles deverão discutir em grupo os pontos positivos e negativos da atividade e propor sugestões de melhoria.Etapa 6 - Apresentação dos resultados
Cada grupo irá apresentar seu ritmo e discutir como a percussão com objetos pode ser aplicada em diferentes estilos musicais. Eles também irão apresentar seu template de Dinâmica dos 3 Qs e discutir as sugestões de melhoria propostas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar e analisar diferentes estilos musicais.
- Estimular a criatividade dos alunos na produção de ritmos utilizando objetos do cotidiano.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos na criação e apresentação dos ritmos.
- Desenvolver a habilidade de avaliar a própria aprendizagem através da criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
Critérios de avaliação
- Identificação correta de objetos sonoros.
- Criação de um ritmo criativo e bem executado.
- Identificação correta dos elementos de percussão presentes em diferentes estilos musicais.
- Participação ativa na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Apresentação clara e objetiva dos resultados.
Ações do professor
- Introduzir o tema da aula e apresentar exemplos de músicas que utilizam a percussão com objetos.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los na identificação de objetos sonoros.
- Orientar os alunos na criação de ritmos e na análise de estilos musicais.
- Estimular a criação do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
- Avaliar a participação dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Identificar objetos sonoros em sala de aula e no ambiente escolar.
- Criar um ritmo utilizando objetos do cotidiano.
- Identificar os elementos de percussão presentes em diferentes estilos musicais.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
- Apresentar o ritmo criado e discutir como a percussão com objetos pode ser aplicada em diferentes estilos musicais.