Aula sobre Percussao Com Objetos

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A percussão com objetos é uma forma de expressão musical que utiliza objetos do cotidiano para criar ritmos e sons. Essa técnica pode ser encontrada em diversas culturas ao redor do mundo e pode ser aplicada em diferentes estilos musicais. Os alunos irão aprender a criar ritmos com objetos do cotidiano, desenvolvendo sua criatividade e habilidade musical. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os alunos irão criar um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho de seus colegas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e mostre alguns exemplos de percussão com objetos. Os alunos serão incentivados a compartilhar suas experiências com a técnica.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão discutir sobre os diferentes objetos que podem ser utilizados na percussão com objetos. Cada grupo deve escolher um objeto para trabalhar.

  3. Etapa 3 - Criação dos ritmos

    Cada grupo irá criar um ritmo utilizando o objeto escolhido. Auxilie os alunos na criação dos ritmos e na organização dos grupos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos ritmos

    Cada grupo irá apresentar seu ritmo para a turma. Os alunos serão incentivados a prestar atenção nos diferentes ritmos e a avaliar o desempenho de cada grupo.

  5. Etapa 5 - Criação do template de avaliação por pares

    Os alunos irão criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Cada grupo deve preencher o template com uma nota numa escala de 1 a 5 para avaliar o desempenho dos outros grupos.

  6. Etapa 6 - Avaliação dos ritmos

    Cada grupo irá avaliar o desempenho dos outros grupos utilizando o template de avaliação por pares.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua reforçando os principais pontos trabalhados e incentive os alunos a continuar explorando a percussão com objetos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos musicais.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de ritmos com objetos do cotidiano.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o desempenho de seus colegas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e mostrar exemplos.
  • Auxiliar os alunos na criação dos ritmos.
  • Incentivar a avaliação dos desempenhos dos colegas.

Ações do aluno

  • Discutir em grupo sobre os diferentes objetos que podem ser utilizados na percussão com objetos.
  • Criar um ritmo utilizando o objeto escolhido.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Avaliar o desempenho dos outros grupos utilizando o template de avaliação por pares.