Aula sobre Percussao Com Objetos

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A percussão com objetos é uma prática musical que utiliza objetos do cotidiano para produzir sons e ritmos. Essa técnica é muito utilizada em diferentes estilos musicais e pode ser encontrada em diversas culturas ao redor do mundo. Os alunos aprenderão a criar sons e ritmos utilizando objetos do dia a dia, como latas, copos, garrafas e outros. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos trabalharão em duplas para criar um mapa conceitual sobre o tema. Com essa atividade, os estudantes desenvolverão a habilidade de identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, aprimorando a capacidade de apreciação da estética musical.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a técnica de percussão com objetos e mostre exemplos de músicas que utilizam essa técnica. Em seguida, os alunos serão divididos em duplas para criar um mapa conceitual sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Cada dupla deverá criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Circuel pela sala para auxiliar os alunos e tire dúvidas.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada dupla apresentará seu mapa conceitual para a turma.Faça comentários e tire dúvidas sobre os temas apresentados.

  4. Etapa 4 - Seleção dos objetos

    Cada dupla deverá escolher 3 objetos do cotidiano para utilizar na criação de sons e ritmos. Disponibilize alguns objetos para os alunos que não trouxerem de casa.

  5. Etapa 5 - Criação dos ritmos

    Cada dupla deverá criar um ritmo utilizando os objetos escolhidos. Circule pela sala para auxiliar os alunos e tire dúvidas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos ritmos

    Cada dupla apresentará seu ritmo para a turma. Faça comentários e tire dúvidas sobre os ritmos apresentados.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre a atividade, questionando os alunos sobre o que aprenderam e como podem aplicar a técnica de percussão com objetos em outras situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de ritmos utilizando objetos do cotidiano.
  • Promover a cooperação e o trabalho em equipe na metodologia Aprendizagem Entre Pares.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Criatividade na escolha dos objetos e na criação dos ritmos.
  • Cooperação e trabalho em equipe na metodologia Aprendizagem Entre Pares.
  • Apresentação clara e objetiva do mapa conceitual e do ritmo criado.

Ações do professor

  • Apresentar a técnica de percussão com objetos e exemplos de músicas que utilizam essa técnica.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual e na escolha dos objetos.
  • Circular pela sala para auxiliar os alunos na criação dos ritmos.
  • Conduzir a reflexão sobre a atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do mapa conceitual.
  • Escolher criativamente os objetos para a criação dos ritmos.
  • Trabalhar em equipe na criação dos ritmos.
  • Apresentar claramente o mapa conceitual e o ritmo criado.