Aula sobre Percussao Com Objetos

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A percussão com objetos é uma forma de produzir música utilizando objetos do cotidiano como instrumentos. Essa técnica é muito utilizada em bandas e grupos musicais, e pode ser encontrada em diversos estilos musicais, como o samba, o funk e o rock. Os alunos serão desafiados a criar sua própria percussão com objetos, utilizando a metodologia Design Sprint. Eles irão aprender sobre diferentes estilos musicais e como a percussão com objetos pode ser utilizada para produzir música em cada um deles.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente aos alunos diferentes estilos musicais e como a percussão com objetos pode ser utilizada em cada um deles. Utilize vídeos e músicas para exemplificar.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão escolher um estilo musical e criar um esboço de como seria a percussão com objetos para produzir música nesse estilo. Eles poderão utilizar papel e lápis para desenhar ou escrever suas ideias.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão apresentar suas ideias para a turma e juntos irão decidir qual estilo musical será utilizado na atividade.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão criar sua própria percussão com objetos, utilizando materiais disponíveis em sala de aula ou em casa. Eles poderão utilizar garrafas, latas, panelas, entre outros objetos.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão apresentar sua percussão com objetos para a turma e juntos irão produzir uma música utilizando a técnica. Eles poderão gravar a música e compartilhar com a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos musicais.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de inovação dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Criatividade na criação da percussão com objetos.
  • Habilidade em trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Qualidade da apresentação da percussão com objetos e da música produzida.
  • Capacidade de identificar e analisar diferentes estilos musicais.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos de diferentes estilos musicais e como a percussão com objetos pode ser utilizada em cada um deles.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de inovação dos alunos.
  • Orientar os alunos na criação da percussão com objetos.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Avaliar e dar feedbacks construtivos para os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Criar sua própria percussão com objetos.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Apresentar sua percussão com objetos para a turma.
  • Identificar e analisar diferentes estilos musicais.