Aula sobre Percussao Com Objetos
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique como a metodologia da Rotação por estações funcionará. Explique que cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema e que, ao final, todos os grupos irão compartilhar o que aprenderam.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1 - Criação de instrumentosNesta estação, os alunos irão criar seus próprios instrumentos de percussão com objetos do cotidiano, como garrafas, latas, panelas, entre outros. Forneça materiais para a criação dos instrumentos e oriente os alunos na construção.
Estação 2 - Exploração de ritmos
Nesta estação, os alunos irão explorar diferentes ritmos utilizando os instrumentos criados na estação anterior. Apresente alguns exemplos de ritmos e os alunos poderão criar seus próprios ritmos.
Estação 3 - Análise de estilos musicais
Nesta estação, os alunos irão analisar diferentes estilos musicais que utilizam a percussão com objetos, como o samba, o hip hop e o rock. Apresente exemplos de músicas de cada estilo e os alunos irão discutir as características de cada um.
Etapa 3 - Compartilhamento das atividades
Ao final da aula, cada grupo irá compartilhar o que aprendeu em sua estação. Os alunos irão apresentar seus instrumentos, os ritmos criados e as análises dos estilos musicais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de instrumentos de percussão com objetos do cotidiano.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar diferentes ritmos utilizando os instrumentos criados.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Criação de instrumentos de percussão criativos e funcionais.
- Exploração de ritmos de forma criativa e coerente.
- Análise dos estilos musicais apresentados de forma clara e objetiva.
- Compartilhamento das atividades de forma organizada e clara.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia da Rotação por estações.
- Fornecer materiais para a criação dos instrumentos.
- Apresentar exemplos de ritmos e estilos musicais.
- Orientar os alunos nas atividades propostas.
- Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Criar instrumentos de percussão criativos e funcionais.
- Explorar diferentes ritmos de forma criativa e coerente.
- Analisar os estilos musicais apresentados de forma clara e objetiva.
- Compartilhar as atividades de forma organizada e clara.