Aula sobre Percussao Com Objetos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A música é uma forma de arte presente em todas as culturas e épocas. Ela pode ser produzida de diversas maneiras, inclusive com objetos do cotidiano. Explore a percussão com objetos e como ela pode ser utilizada para criar diferentes estilos musicais. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. Ao final, os alunos serão capazes de identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique como a metodologia da Rotação por estações funcionará. Explique que cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema e que, ao final, todos os grupos irão compartilhar o que aprenderam.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Estação 1 - Criação de instrumentos

    Nesta estação, os alunos irão criar seus próprios instrumentos de percussão com objetos do cotidiano, como garrafas, latas, panelas, entre outros. Forneça materiais para a criação dos instrumentos e oriente os alunos na construção.

    Estação 2 - Exploração de ritmos

    Nesta estação, os alunos irão explorar diferentes ritmos utilizando os instrumentos criados na estação anterior. Apresente alguns exemplos de ritmos e os alunos poderão criar seus próprios ritmos.

    Estação 3 - Análise de estilos musicais

    Nesta estação, os alunos irão analisar diferentes estilos musicais que utilizam a percussão com objetos, como o samba, o hip hop e o rock. Apresente exemplos de músicas de cada estilo e os alunos irão discutir as características de cada um.


  3. Etapa 3 - Compartilhamento das atividades

    Ao final da aula, cada grupo irá compartilhar o que aprendeu em sua estação. Os alunos irão apresentar seus instrumentos, os ritmos criados e as análises dos estilos musicais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de instrumentos de percussão com objetos do cotidiano.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar diferentes ritmos utilizando os instrumentos criados.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Criação de instrumentos de percussão criativos e funcionais.
  • Exploração de ritmos de forma criativa e coerente.
  • Análise dos estilos musicais apresentados de forma clara e objetiva.
  • Compartilhamento das atividades de forma organizada e clara.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia da Rotação por estações.
  • Fornecer materiais para a criação dos instrumentos.
  • Apresentar exemplos de ritmos e estilos musicais.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Criar instrumentos de percussão criativos e funcionais.
  • Explorar diferentes ritmos de forma criativa e coerente.
  • Analisar os estilos musicais apresentados de forma clara e objetiva.
  • Compartilhar as atividades de forma organizada e clara.