Aula sobre Percussao Com Objetos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A percussão é uma das formas mais antigas de fazer música, e pode ser encontrada em diversas culturas ao redor do mundo. Os alunos irão explorar a percussão com objetos, aprendendo a criar ritmos e sons a partir de materiais do cotidiano, como latas, copos e tampas. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Envie previamente para os alunos, textos e vídeos com exemplos sobre percussão com objetos, como vídeos de bandas que utilizam essa técnica.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre diferentes estilos musicais que utilizam a percussão, como o samba, o reggae e o rock. Eles deverão buscar informações sobre a origem do estilo, os instrumentos utilizados e as principais características musicais.

  3. Etapa 3 - Criação de ritmos

    Os alunos irão criar ritmos utilizando objetos do cotidiano, como latas, copos e tampas. Forneça alguns exemplos e orientações sobre como criar os ritmos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos ritmos

    Cada grupo irá apresentar seu ritmo para a turma, explicando como foi criado e qual estilo musical foi utilizado como inspiração.

  5. Etapa 5 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Eles deverão preencher os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal" com suas impressões sobre a atividade.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as avaliações feitas no template de Dinâmica dos 3 Qs, compartilhando suas opiniões e sugestões para melhorar a atividade.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem explorando a percussão com objetos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos musicais.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de ritmos utilizando objetos do cotidiano.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação dos ritmos.
  • Qualidade dos ritmos criados pelos alunos.
  • Participação dos alunos na discussão em grupo sobre a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos de percussão com objetos para os alunos.
  • Fornecer orientações sobre como criar os ritmos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre diferentes estilos musicais que utilizam a percussão.
  • Criar ritmos utilizando objetos do cotidiano.
  • Discutir em grupo as avaliações feitas no template de Dinâmica dos 3 Qs.