Aula sobre Percussao Corporal

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A percussão corporal é uma técnica que consiste em utilizar o próprio corpo como instrumento musical. Ela é muito utilizada em grupos de teatro, dança e música para criar efeitos sonoros e ritmos. Além disso, a percussão corporal pode ser encontrada em diversas culturas ao redor do mundo, como a capoeira no Brasil e o stepping nos Estados Unidos. Os alunos terão a oportunidade de aprender sobre a técnica e criar uma avaliação por pares, na qual irão avaliar o desempenho de seus colegas em diferentes critérios.

  1. Etapa 1 - Apresentação da técnica da percussão corporal

    Apresente aos alunos a técnica da percussão corporal, utilizando exemplos práticos e vídeos de grupos que utilizam essa técnica em suas performances. Explique como os diferentes sons podem ser produzidos com o corpo, como estalar os dedos, bater as mãos no peito, entre outros.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo escolherá um estilo musical para trabalhar.

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre o estilo musical

    Os grupos irão pesquisar sobre o estilo musical escolhido, buscando informações sobre a história, os instrumentos utilizados e os principais artistas. Eles deverão criar um pequeno texto explicando sobre o estilo musical.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação

    Cada grupo irá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Auxilie os alunos na criação do template.

  5. Etapa 5 - Prática da percussão corporal

    Cada grupo irá praticar a percussão corporal utilizando o estilo musical escolhido. Eles deverão criar uma pequena apresentação para ser avaliada pelos colegas.

  6. Etapa 6 - Avaliação por pares

    Cada grupo irá avaliar a apresentação dos outros grupos utilizando o template criado anteriormente.

  7. Etapa 7 - Reflexão fina

    Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam durante a aula e sobre a importância da percussão corporal na música e na cultura.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de avaliação e autoavaliação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Apresentar a técnica da percussão corporal e exemplos práticos.
  • Auxiliar os alunos na criação do template de avaliação.
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o estilo musical escolhido.
  • Criar o template de avaliação por pares.
  • Praticar a percussão corporal utilizando o estilo musical escolhido.
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos.
  • Refletir sobre o que foi aprendido durante a aula.