Aula sobre Percussao Corporal
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A percussão corporal é uma técnica que consiste em utilizar o próprio corpo como instrumento musical. Ela é muito utilizada em grupos de teatro, dança e música para criar efeitos sonoros e ritmos. Além disso, a percussão corporal pode ser encontrada em diversas culturas ao redor do mundo, como a capoeira no Brasil e o stepping nos Estados Unidos. Os alunos terão a oportunidade de aprender sobre a técnica e criar uma avaliação por pares, na qual irão avaliar o desempenho de seus colegas em diferentes critérios.
Etapa 1 - Apresentação da técnica da percussão corporal
Apresente aos alunos a técnica da percussão corporal, utilizando exemplos práticos e vídeos de grupos que utilizam essa técnica em suas performances. Explique como os diferentes sons podem ser produzidos com o corpo, como estalar os dedos, bater as mãos no peito, entre outros.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo escolherá um estilo musical para trabalhar.Etapa 3 - Pesquisa sobre o estilo musical
Os grupos irão pesquisar sobre o estilo musical escolhido, buscando informações sobre a história, os instrumentos utilizados e os principais artistas. Eles deverão criar um pequeno texto explicando sobre o estilo musical.Etapa 4 - Criação do template de avaliação
Cada grupo irá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Auxilie os alunos na criação do template.Etapa 5 - Prática da percussão corporal
Cada grupo irá praticar a percussão corporal utilizando o estilo musical escolhido. Eles deverão criar uma pequena apresentação para ser avaliada pelos colegas.Etapa 6 - Avaliação por pares
Cada grupo irá avaliar a apresentação dos outros grupos utilizando o template criado anteriormente.Etapa 7 - Reflexão fina
Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam durante a aula e sobre a importância da percussão corporal na música e na cultura.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo.
- Desenvolver a capacidade de avaliação e autoavaliação dos alunos.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo
- Construção dos argumentos
- Apresentação e comunicação
- Desempenho geral
Ações do professor
- Apresentar a técnica da percussão corporal e exemplos práticos.
- Auxiliar os alunos na criação do template de avaliação.
- Estimular a criatividade e a participação dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o estilo musical escolhido.
- Criar o template de avaliação por pares.
- Praticar a percussão corporal utilizando o estilo musical escolhido.
- Avaliar as apresentações dos outros grupos.
- Refletir sobre o que foi aprendido durante a aula.