Aula sobre Percussao Corporal
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
A percussão corporal é uma técnica musical que utiliza o próprio corpo como instrumento, produzindo sons através de batidas, palmas, estalos, entre outros. É uma forma de expressão artística que pode ser utilizada em diferentes estilos musicais, como o samba, o hip hop e o rock. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a percussão corporal e suas possibilidades de uso na música.
Etapa 1 - Problema
Apresente o tema da aula e o problema a ser resolvido: "Como utilizar a percussão corporal para criar uma música?"Etapa 2 - Geração de alternativas
Divida a turma em grupos e peça que cada grupo pense em diferentes formas de utilizar a percussão corporal na criação de uma música. Os alunos poderão pesquisar exemplos na internet ou em livros.Etapa 3 - Solução
Cada grupo irá apresentar suas alternativas e escolher a melhor forma de utilizar a percussão corporal na criação de uma música. Auxilie na escolha e dê sugestões.Etapa 4 - Criação da música
Os grupos irão criar uma música utilizando a percussão corporal. Auxilie na criação e na organização dos sons.Etapa 5 - Ensaios
Os grupos irão ensaiar a música criada, ajustando os sons e a performance. Auxilie na organização dos ensaios.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar sua música para a turma. Avalie a apresentação e dê feedbacks.Etapa 7 - Diário de bordo
Os alunos irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de _Problema_, _Geração de_ _a__lternativas_ e _Solução_. O objetivo é registrar todo o processo de criação da música e refletir sobre as aprendizagens adquiridas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar e analisar diferentes estilos musicais.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Desenvolver a capacidade de trabalho em grupo e de resolução de problemas.
Critérios de avaliação
- Participação e engajamento dos alunos durante todo o processo.
- Qualidade da música criada.
- Organização e performance na apresentação.
- Reflexão e registro no diário de bordo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e o problema a ser resolvido.
- Dividir a turma em grupos e auxiliar na escolha das alternativas.
- Auxiliar na criação da música e na organização dos ensaios.
- Avaliar as apresentações e dar feedbacks.
- Estimular a reflexão e o registro no diário de bordo.
Ações do aluno
- Participar ativamente de todo o processo.
- Pesquisar e pensar em diferentes alternativas de utilização da percussão corporal.
- Criar a música em grupo e ensaiar.
- Apresentar a música para a turma.