Aula sobre Percussao Corporal

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A percussão corporal é uma forma de produzir sons utilizando o próprio corpo como instrumento musical. É uma prática muito antiga, presente em diversas culturas ao redor do mundo. No Brasil, a percussão corporal é muito utilizada na música popular, como no samba e no funk.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Apresente o tema da aula e perguntar aos alunos o que eles já sabem sobre percussão corporal. Peça que os alunos registrem suas ideias em seus templates de registro de aprendizagem.

  2. Etapa 2 - Apresentação de exemplos

    Apresente alguns exemplos de percussão corporal em diferentes estilos musicais, como samba, funk e hip hop. Peça que os alunos registrem suas impressões sobre os exemplos em seus templates de registro de aprendizagem.

  3. Etapa 3 - Prática de percussão corporal

    Ensine alguns movimentos de percussão corporal aos alunos. Os alunos irão praticar os movimentos e criar suas próprias sequências de percussão corporal. Peça que os alunos registrem suas criações em seus templates de registro de aprendizagem.

  4. Etapa 4 - Análise de diferentes estilos musicais

    Apresente alguns trechos de músicas de diferentes estilos musicais que utilizam percussão corporal. Peça que os alunos notem as características da percussão corporal em cada estilo musical e registrem suas observações em seus templates de registro de aprendizagem.

  5. Etapa 5 - Criação de uma música com percussão corporal

    Divida a turma em grupos para criar uma música utilizando percussão corporal. Os grupos irão registrar o processo de criação em seus templates de registro de aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Apresentação das músicas

    Cada grupo irá apresentar sua música para a turma. Os alunos irão registrar suas impressões sobre as apresentações em seus templates de registro de aprendizagem.

  7. Etapa 7 - Check-out

    Pergunte aos alunos o que eles aprenderam sobre percussão corporal e como isso pode ser aplicado em diferentes estilos musicais. Os alunos irão registrar suas reflexões finais em seus templates de registro de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e analisar diferentes estilos musicais.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de criação musical dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de apreciação da estética musical.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Capacidade de identificar e analisar diferentes estilos musicais.
  • Criatividade na criação de uma música com percussão corporal.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos de percussão corporal em diferentes estilos musicais.
  • Ensinar movimentos de percussão corporal aos alunos.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de uma música com percussão corporal.

Ações do aluno

  • Registrar suas ideias e impressões sobre o tema em seus templates de registro de aprendizagem.
  • Praticar movimentos de percussão corporal e criar suas próprias sequências.
  • Trabalhar em grupo para criar uma música com percussão corporal.