Aula sobre Percussao Corporal

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A percussão corporal é uma técnica que utiliza o próprio corpo como instrumento musical. É uma forma de expressão artística que pode ser utilizada em diversos estilos musicais, como o samba, o funk, o rap, entre outros. Além disso, é uma forma de desenvolver a coordenação motora, a percepção rítmica e a criatividade dos alunos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e seus subtópicos para a turma, explicando a importância da percussão corporal na música e na cultura brasileira.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo observador.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deverá pesquisar sobre um subtema relacionado à percussão corporal, como a história da técnica, sua importância na cultura brasileira, sua relação com outros estilos musicais, entre outros.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos defensor e opositor terão um tempo determinado para apresentar seus argumentos e contra-argumentos sobre o subtema em questão. A banca julgadora deverá avaliar as apresentações e escolher o grupo vencedor.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Após o debate, o grupo observador terá a oportunidade de fazer perguntas e comentários sobre as apresentações dos grupos defensor e opositor.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conduza uma discussão em sala de aula sobre as principais ideias apresentadas durante o debate e como elas se relacionam com o tema geral da aula.

  7. Etapa 7 - Atividade prática

    Para finalizar a aula, os alunos irão praticar a percussão corporal em grupo, utilizando as técnicas aprendidas durante a pesquisa e o debate.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e analisar diferentes estilos musicais.
  • Estimular a criatividade e a percepção rítmica dos alunos.
  • Promover a capacidade de argumentação e contra-argumentação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nos debates e na atividade prática.
  • Qualidade das pesquisas realizadas pelos grupos.
  • Coerência e clareza dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.

Ações do professor

  • Explicar o tema e seus subtópicos de forma clara e objetiva.
  • Orientar os grupos na pesquisa e na preparação para o debate.
  • Conduzir a discussão em sala de aula e dar feedbacks construtivos aos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas sobre os subtemas propostos.
  • Participar ativamente dos debates e da atividade prática.
  • Fazer perguntas e comentários construtivos durante a discussão em sala de aula.