Aula sobre Percussao Corporal

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A percussão corporal é uma técnica que utiliza o próprio corpo como instrumento musical, produzindo sons através de batidas, palmas, estalos e outros movimentos. É uma forma de expressão artística que pode ser utilizada em diversas situações, como apresentações musicais, teatrais e até mesmo em atividades de educação física. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a percussão corporal e como utilizá-la para criar ritmos e sons.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique o que é a percussão corporal. Mostre um vídeo de uma apresentação de percussão corporal para exemplificar a técnica.

  2. Etapa 2 - Estação 1: Aquecimento

    Os alunos irão realizar exercícios de aquecimento para preparar o corpo para a percussão corporal. Demonstre alguns movimentos básicos de percussão corporal para os alunos praticarem.

  3. Etapa 3 - Estação 2: Criação de ritmos

    Os alunos irão criar seus próprios ritmos utilizando a percussão corporal. Forneça orientações e dicas para os alunos durante a criação dos ritmos.

  4. Etapa 4 - Estação 3: Apresentação

    Cada grupo de alunos irá apresentar o seu ritmo criado utilizando a percussão corporal. Os demais alunos irão avaliar a apresentação utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs (_Que bom, Que pena__, Que tal_).

  5. Etapa 5 - Estação 4: Análise

    Os alunos irão analisar as apresentações dos colegas utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs. Forneça orientações e dicas para os alunos durante a análise das apresentações.

  6. Etapa 6 - Estação 5: Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre a atividade realizada e sobre o que aprenderam sobre a percussão corporal. Conduza uma discussão em grupo sobre as reflexões dos alunos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma breve recapitulação da aula e reforce os principais pontos aprendidos pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a criatividade dos alunos na criação de ritmos utilizando a percussão corporal.
  • Estimular a capacidade de análise e avaliação dos alunos através do uso do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo dos alunos durante a criação e apresentação dos ritmos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de criação de ritmos utilizando a percussão corporal.
  • Capacidade de análise e avaliação das apresentações dos colegas utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação e colaboração durante a atividade em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e fornecer orientações e dicas para os alunos durante a atividade.
  • Conduzir a análise das apresentações dos alunos utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Estimular a participação e colaboração dos alunos durante a atividade em grupo.

Ações do aluno

  • Criar ritmos utilizando a percussão corporal.
  • Avaliar as apresentações dos colegas utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participar e colaborar durante a atividade em grupo.