Aula sobre Percussao Corporal
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A percussão corporal é uma técnica que utiliza o próprio corpo como instrumento musical, produzindo sons através de batidas, palmas, estalos e outros movimentos. É uma forma de expressão artística que pode ser utilizada em diversas situações, como apresentações musicais, teatrais e até mesmo em atividades de educação física. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a percussão corporal e como utilizá-la para criar ritmos e sons.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique o que é a percussão corporal. Mostre um vídeo de uma apresentação de percussão corporal para exemplificar a técnica.Etapa 2 - Estação 1: Aquecimento
Os alunos irão realizar exercícios de aquecimento para preparar o corpo para a percussão corporal. Demonstre alguns movimentos básicos de percussão corporal para os alunos praticarem.Etapa 3 - Estação 2: Criação de ritmos
Os alunos irão criar seus próprios ritmos utilizando a percussão corporal. Forneça orientações e dicas para os alunos durante a criação dos ritmos.Etapa 4 - Estação 3: Apresentação
Cada grupo de alunos irá apresentar o seu ritmo criado utilizando a percussão corporal. Os demais alunos irão avaliar a apresentação utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs (_Que bom, Que pena__, Que tal_).Etapa 5 - Estação 4: Análise
Os alunos irão analisar as apresentações dos colegas utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs. Forneça orientações e dicas para os alunos durante a análise das apresentações.Etapa 6 - Estação 5: Reflexão
Os alunos irão refletir sobre a atividade realizada e sobre o que aprenderam sobre a percussão corporal. Conduza uma discussão em grupo sobre as reflexões dos alunos.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma breve recapitulação da aula e reforce os principais pontos aprendidos pelos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a criatividade dos alunos na criação de ritmos utilizando a percussão corporal.
- Estimular a capacidade de análise e avaliação dos alunos através do uso do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo dos alunos durante a criação e apresentação dos ritmos.
Critérios de avaliação
- Capacidade de criação de ritmos utilizando a percussão corporal.
- Capacidade de análise e avaliação das apresentações dos colegas utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Participação e colaboração durante a atividade em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e fornecer orientações e dicas para os alunos durante a atividade.
- Conduzir a análise das apresentações dos alunos utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Estimular a participação e colaboração dos alunos durante a atividade em grupo.
Ações do aluno
- Criar ritmos utilizando a percussão corporal.
- Avaliar as apresentações dos colegas utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Participar e colaborar durante a atividade em grupo.