Periodização histórica
Você já viu que a História é dividida em Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea? Você sabe o que isso significa?
Essa divisão foi feita lá no século XIX (19) para que fosse mais fácil entender a História. Agora vamos analisar essa divisão tradicional e você vai aprender pra nunca mais esquecer! Vamos lá?! 😊
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
A gente está no século XXI, que começou em 2001. Qual é o nome do período histórico atual?
Atividade completaA)
Idade Moderna.B) Idade Contemporânea.
C) Idade Antiga.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Ensino Híbrido:
A periodização histórica é um tema fundamental para a compreensão da história como um todo. É através da divisão em períodos que podemos entender melhor as continuidades e rupturas dos processos históricos. Além disso, a periodização é uma ferramenta importante para a organização do conhecimento histórico. Nesta aula, os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos considerando as continuidades e rupturasAtividade completa4. Rotação por estações:
A periodização histórica desempenha um papel crucial na compreensão da evolução da humanidade ao longo do tempo. Ela nos possibilita compreender as transformações e continuidades ocorridas em diferentes épocas e seu impacto na sociedade atual. Um exemplo marcante é a Revolução Industrial, que provocou mudanças significativas na forma de produção e consumo de bens. Nesta aula, adotaremos a metodologia de rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e participarão de diferentes atividades relacionadas ao tema da periodização histórica.Atividade completa5. Aprendizagem Baseada em Problemas:
A periodização histórica desempenha um papel crucial na compreensão da evolução da humanidade ao longo do tempo. Ela nos permite compreender as transformações sociais, políticas, econômicas e culturais ocorridas em diferentes períodos. Para tornar esta aula mais dinâmica e interativa, adotaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas. Nessa abordagem, os alunos serão desafiados a criar um template da Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”. Esse template será utilizado como uma ferramenta de avaliação, incentivando os alunos a explorarem o tema e seus subtópicos.Atividade completa6. Cultura Maker:
A periodização histórica é uma ferramenta importante para entendermos a evolução da humanidade ao longo do tempo. Ela nos ajuda a compreender as mudanças sociais, políticas, econômicas e culturais que ocorreram em diferentes épocas. A metodologia ativa Cultura Maker é uma forma de estimular a criatividade e a autonomia dos alunos, permitindo que eles construam seu próprio conhecimento. Nesta aula, os alunos irão criar uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos. Através dessa atividade, eles irão desenvolver a habilidade de identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).Atividade completa7. Aprendizagem Baseada em Projetos:
A periodização histórica é um tema fundamental para a compreensão da história como um todo. É através da divisão em períodos que podemos entender melhor as continuidades e rupturas dos processos históricos. Além disso, a periodização é uma ferramenta importante para a organização do conhecimento histórico. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, criando um diário de bordo em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos. O diário de bordo é uma forma de registro que permite aos alunos refletirem sobre o processo de aprendizagem e desenvolverem habilidades de pesquisa, análise e síntese.Atividade completa8. Sala de Aula Invertida:
A periodização histórica é uma ferramenta importante para a compreensão da evolução da humanidade ao longo do tempo. Ela ajuda a entender as mudanças e continuidades que ocorreram em diferentes épocas e como influenciaram a sociedade atual. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template da Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”. Esse template servirá como uma ferramenta de avaliação da atividade, permitindo aos alunos desenvolverem o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos, considerando as continuidades e rupturas.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: