Aula sobre Periodizacao Historica
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
A periodização histórica desempenha um papel crucial na compreensão da evolução da humanidade ao longo do tempo. Ela nos permite compreender as transformações sociais, políticas, econômicas e culturais ocorridas em diferentes períodos. Para tornar esta aula mais dinâmica e interativa, adotaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas. Nessa abordagem, os alunos serão desafiados a criar um template da Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”. Esse template será utilizado como uma ferramenta de avaliação, incentivando os alunos a explorarem o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula apresentando o tema “Periodização histórica” e explicando sua importância para a compreensão da história. Em seguida, faça uma breve revisão dos principais períodos históricos.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e estimule-os a pensar em algum problema ou desafio relacionado ao tema da periodização histórica. Peça a cada grupo para anotar o problema que desejam explorar. Isso servirá como ponto de partida para a atividade.Etapa 3 - Template dos 3Qs
Apresente um desafio para os grupos: criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Pesquisa
Oriente os grupos a realizarem uma pesquisa sobre o problema ou desafio que escolheram, utilizando recursos como livros, artigos e sites confiáveis. Incentive-os a fazer anotações relevantes e registrar corretamente as fontes bibliográficas. Esteja disponível para tirar dúvidas e fornecer orientações durante o processo de pesquisa.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo terá a oportunidade de apresentar suas descobertas e o template de Dinâmica dos 3 Qs criado. Eles devem explicar como abordaram o problema escolhido e compartilhar suas percepções, insights e questionamentos sobre a periodização histórica. Incentive a participação ativa de todos os membros do grupo.Etapa 6 - Discussão
Conduza uma discussão em grupo, incentivando a troca de ideias e a reflexão coletiva sobre as diferentes abordagens e percepções apresentadas pelos grupos. Destaque as principais ideias e conceitos discutidos, promovendo o debate e a análise crítica.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a importância da periodização histórica e como ela nos ajuda a compreender a história em seus diversos aspectos. Reforce o papel do template de Dinâmica dos 3 Qs como uma ferramenta de avaliação que estimula a reflexão e a autoavaliação dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de avaliar e refletir sobre suas próprias atividades.
Critérios de avaliação
- Criatividade na elaboração do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Coerência e clareza na apresentação das ideias.
- Participação e colaboração do grupo.
- Capacidade de avaliar e refletir sobre a própria atividade.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na pesquisa e na elaboração do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Conduzir a discussão e a conclusão da aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa e da elaboração do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Apresentar o template de forma clara e objetiva.
- Participar da discussão e da conclusão da aula.