Aula sobre Periodizacao Historica

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A periodização histórica desempenha um papel crucial na compreensão da evolução da humanidade ao longo do tempo. Ela nos permite compreender as transformações sociais, políticas, econômicas e culturais ocorridas em diferentes períodos. Para tornar esta aula mais dinâmica e interativa, adotaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas. Nessa abordagem, os alunos serão desafiados a criar um template da Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”. Esse template será utilizado como uma ferramenta de avaliação, incentivando os alunos a explorarem o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema “Periodização histórica” e explicando sua importância para a compreensão da história. Em seguida, faça uma breve revisão dos principais períodos históricos.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e estimule-os a pensar em algum problema ou desafio relacionado ao tema da periodização histórica. Peça a cada grupo para anotar o problema que desejam explorar. Isso servirá como ponto de partida para a atividade.

  3. Etapa 3 - Template dos 3Qs

    Apresente um desafio para os grupos: criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Oriente os grupos a realizarem uma pesquisa sobre o problema ou desafio que escolheram, utilizando recursos como livros, artigos e sites confiáveis. Incentive-os a fazer anotações relevantes e registrar corretamente as fontes bibliográficas. Esteja disponível para tirar dúvidas e fornecer orientações durante o processo de pesquisa.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo terá a oportunidade de apresentar suas descobertas e o template de Dinâmica dos 3 Qs criado. Eles devem explicar como abordaram o problema escolhido e compartilhar suas percepções, insights e questionamentos sobre a periodização histórica. Incentive a participação ativa de todos os membros do grupo.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Conduza uma discussão em grupo, incentivando a troca de ideias e a reflexão coletiva sobre as diferentes abordagens e percepções apresentadas pelos grupos. Destaque as principais ideias e conceitos discutidos, promovendo o debate e a análise crítica.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a importância da periodização histórica e como ela nos ajuda a compreender a história em seus diversos aspectos. Reforce o papel do template de Dinâmica dos 3 Qs como uma ferramenta de avaliação que estimula a reflexão e a autoavaliação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de avaliar e refletir sobre suas próprias atividades.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na elaboração do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Coerência e clareza na apresentação das ideias.
  • Participação e colaboração do grupo.
  • Capacidade de avaliar e refletir sobre a própria atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na elaboração do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Conduzir a discussão e a conclusão da aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e da elaboração do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar o template de forma clara e objetiva.
  • Participar da discussão e da conclusão da aula.