Aula sobre Periodizacao Historica

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A periodização histórica é um tema fundamental para a compreensão da história como um todo. É através da divisão em períodos que podemos entender melhor as continuidades e rupturas dos processos históricos. Além disso, a periodização é uma ferramenta importante para a organização do conhecimento histórico. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, criando um diário de bordo em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos. O diário de bordo é uma forma de registro que permite aos alunos refletirem sobre o processo de aprendizagem e desenvolverem habilidades de pesquisa, análise e síntese.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da periodização histórica. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de criar um diário de bordo sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Definição do problema

    Os grupos deverão definir um problema relacionado à periodização histórica que será o foco do seu diário de bordo. Forneça algumas sugestões de problemas para os grupos. Alguns exemplos de problemas são as limitações da periodização ou a análise sobre como a periodização histórica pode refletir uma hierarquia de valor e poder entre diferentes culturas e regiões do mundo. Apesar das dicas, se mantenha disponível a ouvir as curiosidades e dúvidas dos estudantes. Elas podem guiar a definição do problema.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Os grupos deverão pesquisar e analisar diferentes alternativas para resolver o problema definido na etapa anterior. Eles deverão apresentar as alternativas encontradas e discutir as vantagens e desvantagens de cada uma.

  4. Etapa 4 - Criação do diário de bordo

    Com base nas etapas anteriores, os grupos deverão criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Eles deverão apresentar o diário de bordo para a turma durante a apresentação da solução.

  5. Etapa 5 - Escolha da solução e apresentação

    Os grupos deverão escolher a solução que consideram mais adequada para resolver o problema definido na etapa 2. Eles deverão justificar a escolha da solução e apresentar um plano de ação para implementá-la por meio de apresentações visuais.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Ao final da apresentação, a turma deverá discutir as diferentes soluções apresentadas pelos grupos e avaliar a eficácia de cada uma.

  7. Etapa 7 - Reflexão individual

    Os alunos deverão fazer uma reflexão individual sobre o processo de aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades trabalhadas na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).
  • Estimular a pesquisa, análise e síntese de informações.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade do diário de bordo produzido pelo grupo.
  • Coerência e clareza na apresentação das ideias.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da periodização histórica.
  • Fornecer sugestões de problemas para os grupos.
  • Orientar os grupos na pesquisa e análise de informações.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Avaliar a qualidade do diário de bordo produzido pelos grupos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na definição do problema e na geração de alternativas.
  • Escolher a solução mais adequada para resolver o problema.
  • Criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
  • Apresentar o diário de bordo para a turma.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e da reflexão individual.