Aula sobre Periodizacao Historica
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A periodização histórica é um tema fundamental para a compreensão da história como um todo. É através da divisão em períodos que podemos entender melhor as continuidades e rupturas dos processos históricos. Além disso, a periodização é uma ferramenta importante para a organização do conhecimento histórico. Nesta aula, os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos considerando as continuidades e rupturas
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema da periodização histórica e explique a importância da divisão em períodos para a compreensão da história. Convide os estudantes a compartilhar suas ideias sobre o tema.Etapa 2 - Criação do template
campos de check-in e check-out de forma clara e objetiva. Eles devem pensar em exemplos práticos para cada campo. No check-in, os alunos registrarão o que já sabem sobre o tema e, no check-out, registrarão o que aprenderam durante a aula.Etapa 3 - Pesquisa sobre o tema
Os alunos utilizarão recursos como livros, artigos e revistas para realizar pesquisas sobre a periodização histórica. Caso a escola possua uma sala de informática, eles realizarão as pesquisas nesse local. Também poderão utilizar seus celulares, se permitido pela escola. Instrua-os a buscar fontes confiáveis, fazer anotações relevantes e registrar as referências bibliográficas corretamente. Incentive a colaboração entre os alunos para compartilharem descobertas e discutirem ideias. Esteja disponível para esclarecer dúvidas e fornecer orientações durante a pesquisa.Etapa 4 - Apresentação dos templates
Cada grupo apresentará seu template para a turma, explicando o que sabiam antes das pesquisas e o que aprenderam.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo as diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas) a partir dos templates criados.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e reforce a importância da periodização histórica para a compreensão da história como um todo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do template de registro de aprendizagem.
- Promover a discussão em grupo e o debate sobre o tema da periodização histórica.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do template de registro de aprendizagem.
- Qualidade dos exemplos práticos apresentados pelos alunos.
- Participação dos alunos na discussão em grupo e no debate sobre o tema da periodização histórica.
Ações do professor
- Introduzir o tema da periodização histórica e explicar sua importância.
- Apresentar o template de registro de aprendizagem e explicar como ele será utilizado.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do template.
- Promover a discussão em grupo e o debate sobre o tema da periodização histórica.
- Fazer uma conclusão sobre o tema e reforçar sua importância.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do template de registro de aprendizagem.
- Pensar em exemplos práticos para cada campo do template.
- Participar da discussão em grupo e do debate sobre o tema da periodização histórica.
- Apresentar o template criado para a turma.
- Completar os campos de Check-in e Check-out do template de registro de aprendizagem.