Aula sobre Periodizacao Historica

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A periodização histórica desempenha um papel crucial na compreensão da evolução da humanidade ao longo do tempo. Ela nos possibilita compreender as transformações e continuidades ocorridas em diferentes épocas e seu impacto na sociedade atual. Um exemplo marcante é a Revolução Industrial, que provocou mudanças significativas na forma de produção e consumo de bens. Nesta aula, adotaremos a metodologia de rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e participarão de diferentes atividades relacionadas ao tema da periodização histórica.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explicar a metodologia de rotação por estações. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo irá para uma estação independente.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Linha do tempo

    Nesta estação, os alunos irão ler um texto sobre o tema e criarão uma linha do tempo com os principais acontecimentos da história da humanidade. Eles deverão identificar as principais mudanças e continuidades que ocorreram em cada período e justificar suas escolhas.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Mapa conceitual

    Nesta estação, os alunos irão assistir a um vídeo e criarão um mapa conceitual sobre a periodização histórica. Eles deverão identificar os principais períodos da história e as características que definem cada um deles.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Debate

    Nesta estação, os alunos irão participar de um debate sobre a importância da periodização histórica. Eles deverão discutir as diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Reúna a turma e faça uma síntese das atividades realizadas em cada estação. Em seguida, os alunos irão apresentar suas produções para a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos.
  • Promover a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das produções realizadas pelos alunos em cada estação.
  • Capacidade dos alunos em identificar as principais mudanças e continuidades que ocorreram em cada período da história.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia de rotação por estações.
  • Orientar os alunos durante as atividades propostas.
  • Fazer uma síntese das atividades realizadas em cada estação.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Identificar as principais mudanças e continuidades que ocorreram em cada período da história.