Aula sobre Periodizacao Historica
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A periodização histórica desempenha um papel crucial na compreensão da evolução da humanidade ao longo do tempo. Ela nos possibilita compreender as transformações e continuidades ocorridas em diferentes épocas e seu impacto na sociedade atual. Um exemplo marcante é a Revolução Industrial, que provocou mudanças significativas na forma de produção e consumo de bens. Nesta aula, adotaremos a metodologia de rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e participarão de diferentes atividades relacionadas ao tema da periodização histórica.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explicar a metodologia de rotação por estações. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo irá para uma estação independente.Etapa 2 - Estação 1 - Linha do tempo
Nesta estação, os alunos irão ler um texto sobre o tema e criarão uma linha do tempo com os principais acontecimentos da história da humanidade. Eles deverão identificar as principais mudanças e continuidades que ocorreram em cada período e justificar suas escolhas.Etapa 3 - Estação 2 - Mapa conceitual
Nesta estação, os alunos irão assistir a um vídeo e criarão um mapa conceitual sobre a periodização histórica. Eles deverão identificar os principais períodos da história e as características que definem cada um deles.Etapa 4 - Estação 3 - Debate
Nesta estação, os alunos irão participar de um debate sobre a importância da periodização histórica. Eles deverão discutir as diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).Etapa 5 - Conclusão
Reúna a turma e faça uma síntese das atividades realizadas em cada estação. Em seguida, os alunos irão apresentar suas produções para a turma.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).
- Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos.
- Promover a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade das produções realizadas pelos alunos em cada estação.
- Capacidade dos alunos em identificar as principais mudanças e continuidades que ocorreram em cada período da história.
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia de rotação por estações.
- Orientar os alunos durante as atividades propostas.
- Fazer uma síntese das atividades realizadas em cada estação.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
- Identificar as principais mudanças e continuidades que ocorreram em cada período da história.