Aula sobre Periodizacao Historica
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A periodização histórica é uma ferramenta importante para a compreensão da evolução da humanidade ao longo do tempo. Ela ajuda a entender as mudanças e continuidades que ocorreram em diferentes épocas e como influenciaram a sociedade atual. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template da Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”. Esse template servirá como uma ferramenta de avaliação da atividade, permitindo aos alunos desenvolverem o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos, considerando as continuidades e rupturas.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o que é periodização histórica e sua importância para a compreensão da história. Em seguida, apresente a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e explique como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Preparação
Forneça materiais sobre os principais períodos históricos e suas características para os estudantes estudarem em casa. Você também pode incentivar um estudo mais aprofundado, caso os estudantes se interessem. Eles podem utilizar livros didáticos, enciclopédias, sites confiáveis e outras fontes de pesquisa.Etapa 3 - Criação do template
Em sala de aula, os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”. Eles devem utilizar as informações pesquisadas na etapa anterior para preencher o template.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos devem se reunir em grupos para discutir as informações contidas em seus templates. Eles devem identificar as continuidades e rupturas entre os diferentes períodos históricos e discutir como essas mudanças influenciaram a sociedade em que vivemos hoje.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e estimule o debate.Etapa 6 - Reflexão
Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre o que foi aprendido. Peça para os estudantes falarem sobre seus aprendizados e opiniões sobre a aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e na criação do template.
- Qualidade das informações contidas no template.
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Qualidade da apresentação.
- Reflexão sobre o que foi aprendido.
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Estimular o debate e a reflexão sobre o que foi aprendido.
- Avaliar o desempenho dos alunos de forma justa e objetiva.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre os principais períodos históricos e suas características.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, “Que pena”, “Que tal”.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Apresentar suas conclusões para a turma.
- Refletir sobre o que foi aprendido.