Aula sobre Periodo Simples E Composto

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Nesta atividade de Aprendizagem Baseada em Projetos sobre o tema "período simples e composto", os alunos serão desafiados a criar uma revista gramatical. Através dessa abordagem, eles terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre os conceitos e regras relacionadas à estruturação de frases em períodos simples e compostos. Ao longo das etapas do projeto, os alunos trabalharão em equipes para pesquisar, planejar e produzir conteúdos gramaticais, como explicações claras, exemplos ilustrativos e atividades interativas. Eles também serão incentivados a utilizar recursos visuais e multimídia para tornar a revista atrativa e envolvente. Ao final do projeto, os alunos terão não apenas consolidado seu entendimento sobre períodos simples e compostos, mas também desenvolvido habilidades de pesquisa, escrita, revisão, trabalho em equipe e apresentação oral.

  1. Etapa 1 - Apresentação do projeto e formação dos grupos

    Introduza o projeto, explicando que os alunos serão responsáveis pela criação de uma revista gramatical sobre o tema período simples e composto. Os alunos são organizados em grupos e recebem as orientações iniciais.

  2. Etapa 2 - Pesquisa e estudo do tema

    Os grupos realizam pesquisas sobre o período simples e composto, coletando informações sobre suas características, estrutura, diferenças e exemplos. Eles podem utilizar livros, materiais on-line, artigos ou textos impressos.

  3. Etapa 3 - Planejamento da revista

    Cada grupo realiza um planejamento da revista, definindo o layout, a estrutura, os tópicos a serem abordados e as seções que irão compor a publicação. Eles também definem os papéis e responsabilidades de cada membro do grupo.

  4. Etapa 4 - Produção dos conteúdos

    Os alunos começam a produzir os conteúdos da revista, escrevendo artigos, elaborando infográficos, criando jogos, exercícios e outros recursos que ajudem na compreensão do tema pelos leitores. Eles devem utilizar exemplos reais e fictícios para ilustrar os conceitos.

  5. Etapa 5 - Revisão e edição

    Os grupos revisam e editam os conteúdos produzidos, verificando a adequação gramatical, a clareza das explicações e a coerência do material. Eles também revisam o layout da revista, fazendo ajustes necessários.

  6. Etapa 6 - Diagramação e arte final

    Com os conteúdos revisados, os grupos passam para a fase de diagramação e arte final da revista. Eles utilizam cartolinas, recortes de revistas, canetas coloridas, lápis de cor e outros recursos para o visual da revista.

  7. Etapa 7 - Apresentação da revista

    Os grupos apresentam suas revistas para a turma, explicando o processo de criação, os conteúdos abordados e as escolhas estéticas. Eles também compartilham os aprendizados adquiridos durante o projeto.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    A avaliação do projeto pode ser feita de forma individual e em grupo. Critérios como participação ativa, qualidade dos conteúdos, criatividade na apresentação e colaboração entre os membros do grupo podem ser considerados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver o conhecimento dos alunos sobre o tema período simples e composto;
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na produção de conteúdos gramaticais;
  • Promover a aprendizagem colaborativa e o trabalho em equipe;
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, escrita, revisão e edição de materiais gramaticais;
  • Estimular o uso de recursos visuais e multimídia na apresentação dos conceitos gramaticais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante todas as etapas do projeto;
  • Qualidade dos conteúdos produzidos, incluindo precisão gramatical e clareza das explicações;
  • Criatividade na apresentação dos materiais, como o uso de recursos visuais, jogos e atividades interativas;
  • Colaboração entre os membros do grupo, demonstrando trabalho em equipe e respeito às diferentes contribuições;
  • Apresentação oral da revista, com clareza na exposição dos conteúdos e domínio do tema.

Ações do professor

  • Apresentar o projeto aos alunos e explicar as etapas;
  • Fornecer orientações e esclarecer dúvidas durante todo o processo;
  • Disponibilizar materiais de apoio e recursos para pesquisa;
  • Estimular a reflexão e a discussão sobre o tema em sala de aula;
  • Acompanhar o progresso dos grupos, oferecendo feedbacks e direcionamentos.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas sobre o tema período simples e composto;
  • Trabalhar em equipe para planejar e produzir os conteúdos da revista;
  • Revisar e editar os materiais produzidos, garantindo a qualidade gramatical e a clareza das explicações;
  • Utilizar recursos visuais, jogos e atividades interativas na criação dos conteúdos;
  • Participar ativamente das discussões em grupo e das apresentações finais.