Aula sobre Periodo Simples E Composto

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta atividade de Aprendizagem Entre Pares sobre o tema "período simples e composto", os alunos serão envolvidos em uma jornada de exploração e análise das estruturas desses períodos. Eles terão a oportunidade de trabalhar em duplas, compartilhando conhecimentos, discutindo casos e desafiando-se mutuamente. A atividade busca incentivar a participação ativa dos alunos, promovendo a reflexão crítica e a colaboração. Mediante uma abordagem prática e interativa, os alunos irão classificar frases, identificar as características dos períodos simples e compostos e aplicar esse conhecimento na produção de suas próprias sentenças. Ao final, eles terão a oportunidade de apresentar suas criações para a turma, permitindo uma troca de feedback construtivo. Essa atividade visa fortalecer o entendimento dos alunos sobre as estruturas dos períodos simples e compostos, além de desenvolver suas habilidades de comunicação oral e escrita.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o conceito de período simples e composto, explicando as características de cada um. Os alunos são divididos em duplas e recebem uma folha com exemplos de frases para análise.

  2. Etapa 2 - Análise em pares

    Os alunos, em suas duplas, analisam as frases fornecidas, identificando se são períodos simples ou compostos. Eles discutem suas análises, trocam ideias e argumentos para justificar suas respostas.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    As duplas se reúnem em grupos maiores para compartilhar suas análises e justificativas.

    Faça a mediação da discussão, esclarecendo dúvidas e promovendo a troca de conhecimentos entre os grupos.


  4. Etapa 4 - Produção textual

    Cada dupla recebe uma tarefa para produzir uma frase, utilizando um período simples ou composto, conforme as características aprendidas. Os alunos escrevem suas frases e compartilham com o grupo.

  5. Etapa 5 - Apresentação e feedback

    Os grupos selecionam algumas frases para apresentar ao restante da turma. Após cada apresentação, os demais alunos oferecem feedback construtivo sobre a estrutura e a correta utilização dos períodos simples e compostos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender as características e diferenças entre períodos simples e compostos;
  • Desenvolver a capacidade de identificação correta dos períodos simples e compostos;
  • Utilizar corretamente os períodos simples e compostos na produção de frases;
  • Promover a participação ativa dos alunos;
  • Desenvolver habilidades de argumentação e justificativa.

Critérios de avaliação

  • Correção na identificação dos períodos simples e compostos nas frases analisadas.
  • Coerência e clareza na produção das frases utilizando os períodos simples e compostos.
  • Participação ativa e colaborativa durante as discussões em duplas e em grupo.
  • Habilidades de argumentação e justificativa das análises realizadas.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de período simples e composto.
  • Mediar as discussões em grupo, fornecendo orientações e esclarecendo dúvidas.
  • Oferecer feedback construtivo durante a apresentação das frases.

Ações do aluno

  • Analisar as frases em duplas, identificando se são períodos simples ou compostos.
  • Discutir em duplas e em grupos maiores, trocando ideias e justificativas.
  • Produzir frases utilizando períodos simples e compostos.
  • Apresentar as frases ao restante da turma e oferecer feedback aos colegas.