Aula sobre Periodo Simples E Composto

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta atividade de Cultura Maker sobre o tema do período simples e composto, os alunos serão desafiados a utilizar sua criatividade e habilidades visuais para criar pôsteres ou colagens que representem visualmente as características dos períodos. Além disso, os alunos também colaborarão na produção de um texto coletivo, no qual poderão aplicar os conceitos aprendidos sobre regência verbal. A atividade promoverá o trabalho em equipe, a reflexão sobre a estrutura das frases e a capacidade de expressão por meio de diferentes formas de linguagem. Ao final, os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas criações e textos com os demais grupos, fortalecendo a aprendizagem colaborativa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema do período simples e composto, explicando suas características e diferenças. Apresente exemplos de frases em cada tipo de período.

  2. Etapa 2 - Exploração criativa

    Os alunos são divididos em grupos e recebem materiais como papéis coloridos, canetas, lápis de cor, tesouras, cola, revistas, entre outros. Cada grupo é desafiado a criar um pôster ou uma colagem visual que represente o período simples e o período composto. Eles podem utilizar recortes de revistas, desenhos, palavras-chave e elementos visuais para ilustrar as características de cada tipo de período.

  3. Etapa 3 - Apresentação e discussão

    Cada grupo apresenta seu pôster ou colagem visual, explicando as escolhas feitas e as características representadas. Após as apresentações, os alunos participam de uma discussão em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os períodos simples e compostos, levando em consideração as representações visuais criadas.

  4. Etapa 4 - Produção textual colaborativa

    Os grupos são desafiados a criar um texto colaborativo em que cada aluno contribui com uma frase ou parágrafo, utilizando exemplos de períodos simples e compostos. Eles devem aplicar os conceitos aprendidos de forma criativa e integrada ao contexto do texto. Os alunos podem utilizar as representações visuais como inspiração para desenvolverem suas frases.

  5. Etapa 5 - Revisão e compartilhamento

    Os textos são revisados e aprimorados em grupo, levando em consideração a correção gramatical e a coerência do uso dos períodos simples e compostos. Em seguida, os textos são compartilhados com os demais grupos, por meio de uma leitura em voz alta ou de uma exposição dos textos em murais, ou em um ambiente digital.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a compreensão sobre o tema do período simples e composto;
  • Estimular a criatividade e a expressão visual dos alunos;
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe;
  • Reforçar o aprendizado por meio da criação e apresentação de um produto final.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as etapas da atividade;
  • Qualidade da representação visual do período simples e composto;
  • Coerência e correção gramatical no texto colaborativo;
  • Capacidade de explicar e justificar as escolhas feitas na criação do pôster ou colagem.

Ações do professor

  • Introduzir o tema do período simples e composto;
  • Fornecer materiais e recursos para a criação visual;
  • Orientar e facilitar as discussões em grupo;
  • Avaliar a participação e o trabalho dos alunos;
  • Promover a reflexão sobre as características e diferenças dos períodos simples e compostos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões e exploração criativa;
  • Criar pôsteres ou colagens visuais representando os períodos simples e compostos;
  • Contribuir com frases ou parágrafos para a produção textual colaborativa;
  • Apresentar e explicar suas criações e contribuições para o grupo;
  • Revisar e aprimorar os textos em conjunto com o grupo;