Aula sobre Periodo Simples E Composto

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A atividade proposta utiliza a metodologia ativa Design Sprint e procura explorar e compreender o tema "período simples e composto". Por meio de etapas como entender, esboçar, decidir, prototipar e testar, os alunos terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a estrutura e características dos períodos, além de exercitar a criatividade na criação de frases em diferentes formatos. O trabalho em grupo e a troca de ideias serão incentivados, promovendo a colaboração e o pensamento crítico. Os alunos também terão a chance de visualizar e analisar os protótipos criados por seus colegas, proporcionando uma reflexão mais aprofundada sobre o tema. Essa abordagem ativa busca estimular o engajamento dos alunos, tornando-os protagonistas de seu próprio aprendizado e desenvolvendo habilidades linguísticas e analíticas.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a atividade introduzindo o tema e seus conceitos básicos aos alunos. Os alunos participam de uma discussão em grupo para compartilhar o que já sabem sobre o assunto e levantar dúvidas. Forneça materiais de apoio, como textos explicativos e exemplos de frases em períodos simples e compostos, para aprofundar o entendimento dos alunos.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos são divididos em pequenos grupos e recebem uma tarefa de criação. Cada grupo deve elaborar diferentes frases em períodos simples e compostos, aplicando os conceitos aprendidos. Eles devem explorar diferentes estruturas e combinações de palavras para expressar ideias de forma clara e coerente.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo apresenta suas criações para toda a turma. Os alunos participam de uma discussão coletiva para analisar as diferentes frases criadas, identificar as características dos períodos simples e compostos presentes nelas e debater sobre as escolhas feitas.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com base nas discussões e aprendizados anteriores, os grupos escolhem duas das frases criadas como modelo para desenvolver dois cartazes, um apresentando o período simples e outro apresentando o período composto. Eles utilizam materiais disponíveis, como papel, canetas coloridas ou recursos digitais para criar os cartazes.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos apresentam seus cartazes para a turma. Os alunos discutem e avaliam os diferentes modelos, identificando acertos e sugerindo melhorias. Promova uma reflexão sobre o processo de criação e as características dos períodos simples e compostos observados nos protótipos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a compreensão dos alunos sobre os períodos simples e compostos;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de expressão dos alunos ao criar frases em diferentes estruturas;
  • Promover o trabalho colaborativo e a troca de ideias entre os alunos;
  • Reforçar o pensamento crítico e a habilidade de análise linguística.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões e atividades;
  • Capacidade dos alunos em identificar e aplicar corretamente os conceitos de períodos simples e compostos;
  • Qualidade e criatividade dos cartazes desenvolvidos pelos grupos;
  • Reflexão crítica dos alunos sobre os cartazes apresentados e as características dos períodos simples e compostos.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e fornecer materiais de apoio;
  • Facilitar as discussões em grupo, estimulando a participação de todos os alunos;
  • Orientar e auxiliar os grupos na elaboração das frases e na criação dos cartazes;
  • Promover a reflexão e a análise dos cartazes, incentivando a troca de feedback construtivo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo, compartilhando conhecimentos e levantando dúvidas;
  • Elaborar frases em períodos simples e compostos, explorando diferentes estruturas e combinações de palavras;
  • Criar cartazes que representem a estrutura dos períodos simples e composto;
  • Apresentar os cartazes para a turma, participar das discussões e oferecer feedback construtivo sobre os trabalhos dos colegas.