Aula sobre Periodo Simples E Composto

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Nesta atividade sobre o tema "Período Simples e Composto", os alunos serão desafiados a analisar diferentes trechos de textos e identificar se se tratam de períodos simples ou compostos. Através da metodologia ativa Estudo de Caso, eles serão estimulados a participar ativamente, discutindo em grupo e compartilhando suas análises. O objetivo é desenvolver a compreensão das características e diferenças entre essas duas estruturas frasais, aprimorar a capacidade de identificação correta e utilizar essa habilidade na produção de suas próprias frases. A atividade busca promover a reflexão sobre a importância da organização das frases na comunicação escrita e incentivar a participação colaborativa dos alunos no processo de aprendizagem.

  1. Etapa 1 - Introdução e contextualização

    Apresente aos alunos o conceito de período simples e período composto, explicando suas características e diferenças. Os alunos discutem em grupo as principais características de cada tipo de período e compartilham suas percepções com a turma.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Proponha um estudo de caso em que os alunos analisarão textos e identificarão se as frases apresentadas são exemplos de períodos simples ou compostos. Os alunos trabalham individualmente ou em pares, lendo os textos e classificando as frases. Em seguida, os alunos discutem suas respostas em pequenos grupos e chegam a um consenso sobre a classificação de cada frase.

  3. Etapa 3 - Discussão e aprofundamento

    Conduza uma discussão, revisando as respostas e explicando os critérios para a classificação correta de cada frase. Os alunos têm a oportunidade de tirar dúvidas e discutir casos mais complexos de períodos simples e compostos.

  4. Etapa 4 - Aplicação prática

    Os alunos são desafiados a criar suas próprias frases, utilizando períodos simples e compostos de forma adequada. Eles podem compartilhar suas frases com a turma e receber feedback do professor e dos colegas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender as características e diferenças entre períodos simples e compostos;
  • Identificar corretamente a estrutura e classificação de frases como períodos simples ou compostos;
  • Desenvolver a capacidade de análise e interpretação de textos para identificar a estrutura do período;
  • Aplicar o conhecimento adquirido na criação de frases utilizando períodos simples e compostos;
  • Estimular a participação ativa dos alunos em discussões e atividades colaborativas;

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos períodos simples e compostos nas frases do estudo de caso;
  • Participação ativa nas discussões em grupo e em sala de aula;
  • Capacidade de aplicar o conhecimento adquirido na criação de frases com períodos simples e compostos.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de período simples e composto;
  • Propor o estudo de caso e orientar os alunos na análise das frases;
  • Conduzir a discussão em sala de aula, esclarecendo dúvidas e aprofundando o tema;
  • Dar feedback sobre as frases criadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo e em sala de aula;
  • Analisar e classificar as frases do estudo de caso;
  • Criar frases com períodos simples e compostos de forma adequada;
  • Colaborar com os colegas, compartilhando ideias e discutindo conceitos.