Aula sobre Periodo Simples E Composto
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a atividade explicando o que é período simples e composto, e a importância desse conteúdo para a produção e interpretação de textos. Em seguida, apresente exemplos de frases simples e compostas para os alunos identificarem as diferenças entre elas.Etapa 2 - Rotação por estações
Estação 1 – Identificando períodos simples e compostosOs alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma estação. Na estação 1, os alunos receberão uma lista de frases e deverão identificar se elas são períodos simples ou compostos. Fique responsável por tirar dúvidas e auxiliar os alunos, caso necessário.
Estação 2 – Transformando períodos simples em compostos
Na estação 2, os alunos receberão um texto com frases simples e deverão transformá-las em frases compostas. Para isso, eles deverão utilizar alguns conectivos, como "e", "mas", "porém", "ou", entre outros. Fique responsável por tirar dúvidas e auxiliar os alunos, caso necessário.
Estação 3 – Transformando períodos compostos em simples
Na estação 3, os alunos receberão um texto com frases compostas e deverão transformá-las em frases simples. Para isso, eles deverão identificar a independência das orações e sintetizá-las em uma única oração Fique responsável por tirar dúvidas e auxiliar os alunos, caso necessário.
Etapa 3 - Socialização
Ao final da atividade, os alunos farão o compartilhamento das atividades realizadas em cada estação. Utilize alguns exemplos práticos para fixação do conteúdo, como trechos de músicas, poesias e notícias.Etapa 4 - Avaliação
Faça uma avaliação oral dos alunos, questionando sobre o conteúdo trabalhado na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Promover o aprendizado sobre o período simples e composto e sua importância para a produção textual;
- Desenvolver a capacidade dos alunos em identificar e transformar frases simples e compostas;
- Utilizar a metodologia Rotação por estações para tornar a aula mais dinâmica e prática;
- Promover a reflexão sobre a importância da estrutura e organização das frases na comunicação escrita.
Critérios de avaliação
- Identificação correta de períodos simples e compostos;
- Transformação correta de frases simples em compostas e vice-versa;
- Participação ativa nas atividades.
Ações do professor
- Explicar de forma clara e objetiva o conteúdo;
- Tirar dúvidas e auxiliar os alunos nas atividades;
- Utilizar exemplos práticos para fixação do conteúdo.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Identificar corretamente os períodos simples e compostos;
- Transformar corretamente as frases simples em compostas e vice-versa.