Aula sobre Periodo Simples E Composto

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O período simples e composto são conceitos fundamentais para a compreensão e produção de textos, pois permitem uma melhor organização e estruturação das ideias. Esses conceitos são encontrados em diversos tipos de textos, como jornais, revistas, livros e até mesmo nas redes sociais. Nesta atividade, será utilizada a metodologia Rotação por estações, na qual os alunos terão a oportunidade de trabalhar de forma mais dinâmica e prática o assunto.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a atividade explicando o que é período simples e composto, e a importância desse conteúdo para a produção e interpretação de textos. Em seguida, apresente exemplos de frases simples e compostas para os alunos identificarem as diferenças entre elas.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Estação 1 – Identificando períodos simples e compostos

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma estação. Na estação 1, os alunos receberão uma lista de frases e deverão identificar se elas são períodos simples ou compostos. Fique responsável por tirar dúvidas e auxiliar os alunos, caso necessário.

    Estação 2 – Transformando períodos simples em compostos

    Na estação 2, os alunos receberão um texto com frases simples e deverão transformá-las em frases compostas. Para isso, eles deverão utilizar alguns conectivos, como "e", "mas", "porém", "ou", entre outros. Fique responsável por tirar dúvidas e auxiliar os alunos, caso necessário.

    Estação 3 – Transformando períodos compostos em simples

    Na estação 3, os alunos receberão um texto com frases compostas e deverão transformá-las em frases simples. Para isso, eles deverão identificar a independência das orações e sintetizá-las em uma única oração Fique responsável por tirar dúvidas e auxiliar os alunos, caso necessário.


  3. Etapa 3 - Socialização

    Ao final da atividade, os alunos farão o compartilhamento das atividades realizadas em cada estação. Utilize alguns exemplos práticos para fixação do conteúdo, como trechos de músicas, poesias e notícias.

  4. Etapa 4 - Avaliação

    Faça uma avaliação oral dos alunos, questionando sobre o conteúdo trabalhado na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Promover o aprendizado sobre o período simples e composto e sua importância para a produção textual;
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em identificar e transformar frases simples e compostas;
  • Utilizar a metodologia Rotação por estações para tornar a aula mais dinâmica e prática;
  • Promover a reflexão sobre a importância da estrutura e organização das frases na comunicação escrita.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta de períodos simples e compostos;
  • Transformação correta de frases simples em compostas e vice-versa;
  • Participação ativa nas atividades.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o conteúdo;
  • Tirar dúvidas e auxiliar os alunos nas atividades;
  • Utilizar exemplos práticos para fixação do conteúdo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Identificar corretamente os períodos simples e compostos;
  • Transformar corretamente as frases simples em compostas e vice-versa.