Aula sobre Periodo

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A aula sobre "Período" é uma oportunidade para que os alunos entendam a estrutura básica da língua portuguesa e desenvolvam habilidades de escrita e comunicação. Nessa aula, os alunos vão aprender a identificar os elementos que compõem um período, e a relação entre ideias expressas em um texto.

  1. Etapa 1 - Problema

    Para iniciar a atividade, introduza o tema "Período" e apresente o problema: "Como identificar os elementos que compõem um período?"

  2. Etapa 2 - Geração de alternativas

    Os alunos, em grupos de até 5 pessoas, devem pesquisar e discutir possíveis alternativas para solucionar o problema apresentado. Você pode fornecer materiais como livros didáticos e dicionários para auxiliar na pesquisa.

  3. Etapa 3 - Solução

    Cada grupo deve apresentar sua solução por meio da criação de um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Forneça aos grupos materiais para a criação dos diários, como cadernos, canetas e lápis.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar sua solução para a turma, explicando como identificaram os elementos que compõem um período. O professor pode utilizar o quadro para registrar as principais ideias apresentadas pelos grupos.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Depois das apresentações, os alunos devem discutir em grupo as principais ideias apresentadas e como elas podem ser aplicadas na escrita. Você pode entregar uma lista de exercícios para que os alunos pratiquem a identificação dos elementos que compõem um período.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a atividade reforçando a importância de se utilizar corretamente a pontuação na escrita e incentivando os alunos a continuarem praticando a identificação dos elementos que compõem um período.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver nos alunos a habilidade de compreender e usar de modo consciente e reflexivo a relação entre ideias que compõem um período.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em grupo;
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de encontrar soluções para problemas.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos elementos que compõem um período;
  • Utilização adequada da pontuação na escrita;
  • Participação ativa na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema "Período" e o problema a ser solucionado;
  • Fornecer os materiais necessários para a realização da atividade;
  • Registrar as principais ideias apresentadas pelos grupos;
  • Conduzir a discussão em grupo;
  • Avaliar os alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa em grupo;
  • Criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução;
  • Apresentar a solução para a turma;
  • Discutir em grupo as principais ideias apresentadas;
  • Realizar os exercícios propostos pelo professor.