Aula sobre Periodo

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Antes de começar a aula, contextualize o assunto explicando que o período é a forma como as frases são organizadas e que isso é importante para tornar a comunicação mais clara e objetiva. Utilize exemplos do cotidiano dos alunos para explicar a importância do uso correto do período.

  1. Etapa 1 - Divisão dos Grupos

    Divida a turma em grupos de 3 ou 4 alunos. Cada grupo deve escolher um líder que será responsável por organizar as atividades do grupo.

  2. Etapa 2 - Explicação sobre a Aprendizagem Entre Pares

    Explique aos alunos o que é a metodologia Aprendizagem Entre Pares e como ela funciona. É importante que os alunos entendam que eles serão responsáveis uns pelos outros e que o objetivo é que todos aprendam juntos.

  3. Etapa 3 - Explicação sobre o Modelo de Avaliação

    Explique aos alunos como será o modelo de avaliação por pares que eles vão criar. É importante que os alunos entendam que eles serão avaliados pelos outros grupos e que as notas serão baseadas nos critérios definidos pelo próprio grupo.

  4. Etapa 4 - Definição dos critérios de avaliação

    Cada grupo deve definir os critérios de avaliação que serão utilizados no modelo. Os critérios devem ser relacionados com a organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação e desempenho geral.

  5. Etapa 5 - Pesquisa em Grupo

    Cada grupo deve pesquisar sobre o assunto "Período" e seus subtópicos. É importante que os alunos utilizem fontes confiáveis e que sejam capazes de interpretar as informações encontradas.

  6. Etapa 6 - Criação do Modelo de Avaliação

    Cada grupo deve criar o seu próprio modelo de avaliação por pares, utilizando os critérios definidos na etapa anterior.

  7. Etapa 7 - Apresentação e Avaliação

    Cada grupo deve apresentar o seu trabalho para os outros grupos e receber a avaliação de acordo com o modelo criado. Ao final da atividade, realize uma avaliação geral do desempenho e dos resultados alcançados pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver nos alunos a habilidade de compreender e usar de modo consciente e reflexivo a relação entre ideias que compõem um período.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e cooperar entre si.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de pesquisa dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares.
  • Auxiliar na definição dos critérios de avaliação.
  • Orientar na pesquisa e na criação do modelo de avaliação.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e cooperar entre si.
  • Realizar a pesquisa de forma consciente e reflexiva.
  • Criar o modelo de avaliação por pares e apresentar o trabalho para os outros grupos.