Aula sobre Periodo

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O tema “Período” é uma das bases da gramática e da escrita da língua portuguesa. O período é a unidade básica da sintaxe, que estuda a organização das palavras em frases e orações. Por isso, é fundamental que os estudantes compreendam o que é um período, como é formado, quais são seus elementos e como ele pode ser utilizado na escrita e na fala. Utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker para estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na construção de um diário de bordo, que irá conter campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, sobre o tema “Período”.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da aula

    Apresente aos alunos o tema "Período" e explique a eles que irão criar um diário de bordo sobre o assunto, utilizando a metodologia ativa Cultura Maker. Em seguida, deixe claro os objetivos da aula, os quais são: compreender o que é um período, identificar seus elementos e aplicar esse conhecimento na construção de frases e textos.

  2. Etapa 2 - Exploração do conceito de período

    Apresente aos alunos o conceito de período, explicando que é a unidade básica da sintaxe, formado por uma ou mais orações. Em seguida, o professor irá explicar quais são os elementos que compõem um período, tais como sujeito, predicado, objeto direto e indireto, complemento nominal, entre outros. Apresente exemplos de frases em cada tipo de período.

  3. Etapa 3 - Construção do diário de bordo

    Os alunos serão divididos em grupos de três ou quatro pessoas e irão receber um caderno para construir o diário de bordo. Apresente os campos que devem ser preenchidos no diário: problema, Geração de Alternativas e Solução. Em seguida, os grupos irão discutir e escrever sobre um problema relacionado ao tema "Período", gerar alternativas e soluções para esse problema.

    Exemplo de problema: períodos que apresentam erros de concordância, pontuação ou regência e por isso precisam ser evitados/solucionados.


  4. Etapa 4 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma, explicando o problema escolhido, as alternativas geradas e a solução encontrada. Avalie a qualidade das respostas e a criatividade dos alunos.

  5. Etapa 5 - Atividade de fixação

    Proponha uma atividade de fixação para os alunos, na qual eles deverão construir uma frase utilizando os elementos que compõem um período. Avalie a qualidade das frases construídas pelos alunos.

  6. Etapa 6 - Reflexão sobre a aula

    Proponha uma reflexão sobre a aula, perguntando aos alunos o que eles aprenderam e se a metodologia ativa Cultura Maker foi eficiente para estimular a criatividade e a autonomia dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na construção de um diário de bordo sobre o tema "Período".
  • Proporcionar aos alunos uma aula dinâmica e participativa, utilizando a metodologia ativa Cultura Maker.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de período.
  • Qualidade das respostas no diário de bordo.
  • Criatividade na construção das frases.
  • Participação e envolvimento na atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula.
  • Explorar o conceito de período.
  • Orientar os alunos na construção do diário de bordo.
  • Avaliar a qualidade das respostas e a criatividade dos alunos.
  • Proporcionar uma reflexão sobre a aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula.
  • Discutir e escrever sobre um problema relacionado ao tema "Período".
  • Gerar alternativas e soluções para o problema.
  • Construir uma frase utilizando os elementos que compõem um período.
  • Refletir sobre a aula.