Aula sobre Periodo
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
O tema “Período” é uma das bases da gramática e da escrita da língua portuguesa. O período é a unidade básica da sintaxe, que estuda a organização das palavras em frases e orações. Por isso, é fundamental que os estudantes compreendam o que é um período, como é formado, quais são seus elementos e como ele pode ser utilizado na escrita e na fala. Utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker para estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na construção de um diário de bordo, que irá conter campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, sobre o tema “Período”.
Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da aula
Apresente aos alunos o tema "Período" e explique a eles que irão criar um diário de bordo sobre o assunto, utilizando a metodologia ativa Cultura Maker. Em seguida, deixe claro os objetivos da aula, os quais são: compreender o que é um período, identificar seus elementos e aplicar esse conhecimento na construção de frases e textos.Etapa 2 - Exploração do conceito de período
Apresente aos alunos o conceito de período, explicando que é a unidade básica da sintaxe, formado por uma ou mais orações. Em seguida, o professor irá explicar quais são os elementos que compõem um período, tais como sujeito, predicado, objeto direto e indireto, complemento nominal, entre outros. Apresente exemplos de frases em cada tipo de período.Etapa 3 - Construção do diário de bordo
Os alunos serão divididos em grupos de três ou quatro pessoas e irão receber um caderno para construir o diário de bordo. Apresente os campos que devem ser preenchidos no diário: problema, Geração de Alternativas e Solução. Em seguida, os grupos irão discutir e escrever sobre um problema relacionado ao tema "Período", gerar alternativas e soluções para esse problema.Exemplo de problema: períodos que apresentam erros de concordância, pontuação ou regência e por isso precisam ser evitados/solucionados.
Etapa 4 - Apresentação dos diários de bordo
Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma, explicando o problema escolhido, as alternativas geradas e a solução encontrada. Avalie a qualidade das respostas e a criatividade dos alunos.Etapa 5 - Atividade de fixação
Proponha uma atividade de fixação para os alunos, na qual eles deverão construir uma frase utilizando os elementos que compõem um período. Avalie a qualidade das frases construídas pelos alunos.Etapa 6 - Reflexão sobre a aula
Proponha uma reflexão sobre a aula, perguntando aos alunos o que eles aprenderam e se a metodologia ativa Cultura Maker foi eficiente para estimular a criatividade e a autonomia dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada.
- Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na construção de um diário de bordo sobre o tema "Período".
- Proporcionar aos alunos uma aula dinâmica e participativa, utilizando a metodologia ativa Cultura Maker.
Critérios de avaliação
- Compreensão do conceito de período.
- Qualidade das respostas no diário de bordo.
- Criatividade na construção das frases.
- Participação e envolvimento na atividade.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os objetivos da aula.
- Explorar o conceito de período.
- Orientar os alunos na construção do diário de bordo.
- Avaliar a qualidade das respostas e a criatividade dos alunos.
- Proporcionar uma reflexão sobre a aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente da aula.
- Discutir e escrever sobre um problema relacionado ao tema "Período".
- Gerar alternativas e soluções para o problema.
- Construir uma frase utilizando os elementos que compõem um período.
- Refletir sobre a aula.