Aula sobre Periodo

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O período é uma estrutura sintática composta por uma ou mais orações, que se relacionam entre si. O estudo desse tema é importante para que os alunos compreendam como as frases se organizam para expressar ideias complexas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema aos alunos e explique a importância do estudo do período. Exemplo: "Vocês já pararam para pensar como conseguimos expressar ideias complexas em uma única frase? Isso é possível graças à estrutura do período, que é o nosso tema de hoje."

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Em seguida, apresente um texto que contenha períodos complexos e peça que os alunos identifiquem as orações que compõem cada período. Exemplo: "Vamos analisar este trecho: 'O menino que adora jogar bola, apesar de ter se machucado no jogo de ontem, foi para o treino hoje'. Quantas orações temos aqui? Quais são elas?"

  3. Etapa 3 - Modelo de infográfico

    Distribua um modelo de infográfico com lacunas a serem preenchidas pelos alunos. Cada lacuna corresponde a uma parte do período. Exemplo: "Na primeira lacuna, escrevam a oração principal; na segunda, escrevam a oração subordinada adverbial; na terceira, escrevam a oração subordinada concessiva."

  4. Etapa 4 - Preenchimento do infográfico

    Os alunos preenchem as lacunas do infográfico com as orações identificadas no estudo de caso.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos se reúnem em grupos para discutir o infográfico e comparar suas respostas. Nesse momento, circule pela sala e dê suporte aos grupos.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo apresenta seu infográfico para a turma, explicando como identificaram as orações e preencheram as lacunas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Para encerrar, faça uma síntese da aula e reforce a importância do estudo do período para uma boa expressão.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar períodos complexos.
  • Contribuir com o entendimento dos estudantes sobre a estrutura e a finalidade de infográficos.
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das orações que compõem os períodos.
  • Preenchimento correto do infográfico.
  • Participação ativa na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Circular pela sala auxiliando os grupos durante a atividade.
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar a importância do estudo do período.

Ações do aluno

  • Identificar as orações que compõem os períodos.
  • Preencher o infográfico com as informações corretas.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.