Aula sobre Periodo

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O período é a unidade básica da sintaxe, que consiste em uma ou mais orações com sentido completo. É importante que os alunos aprendam a identificar e utilizar corretamente os períodos em suas produções escritas, para poderem se comunicar de forma clara e objetiva. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo terá uma atividade relacionada ao tema, para poderem aprender de forma mais dinâmica e interativa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresentação do tema e dos objetivos da aula. O professor pode iniciar a aula com uma roda de conversa para saber o que os alunos já sabem sobre o assunto e, em seguida, apresentar a definição de período e suas características.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Identificação de períodos

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo terá uma atividade diferente. Na estação 1, os alunos irão identificar os períodos em frases e parágrafos. Professor, prepare algumas frases e parágrafos para os alunos poderem identificar os períodos.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Construção de períodos

    Na estação 2, os alunos irão construir períodos a partir de palavras e expressões fornecidas pelo professor. Forneça também algumas palavras e expressões e peça para os alunos construírem períodos com elas.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Correção de períodos

    Na estação 3, os alunos irão corrigir períodos que apresentam erros de concordância, pontuação ou regência. Prepare algumas frases com erros para que os alunos possam corrigi-las.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Os grupos irão se reunir para compartilhar as atividades realizadas em cada estação. Cada grupo irá apresentar o que aprendeu e os exemplos práticos que produziu.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese dos conteúdos abordados na aula e reforce a importância do uso correto dos períodos na escrita.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e utilizar corretamente os períodos na escrita.
  • Estimular a participação e a interação dos alunos na aula.
  • Promover o aprendizado de forma dinâmica e interativa.

Critérios de avaliação

  • Identificar corretamente os períodos em frases e parágrafos.
  • Construir períodos com correção gramatical.
  • Corrigir períodos que apresentam erros de concordância, pontuação ou regência.

Ações do professor

  • Preparar as atividades para cada estação.
  • Orientar os alunos durante as atividades.
  • Fazer a mediação da socialização das atividades.

Ações do aluno

  • Identificar corretamente os períodos em frases e parágrafos.
  • Construir períodos com correção gramatical.
  • Corrigir períodos que apresentam erros de concordância, pontuação ou regência.