Aula sobre Periodo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O estudo sobre o período é fundamental para o domínio da língua portuguesa. Para tornar a aula mais envolvente e didática, o professor pode utilizar recursos analógicos e a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criam um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Comece a aula contextualizando o assunto e explicando o que é um período. Lembre de usar exemplos práticos como orações simples e orações compostas para exemplificar o conceito.

  2. Etapa 2 - Preparação

    Oriente os alunos a pesquisarem sobre o assunto em casa, utilizando livros didáticos ou outros materiais disponíveis em casa, como gramáticas, enciclopédias, e sites confiáveis.

  3. Etapa 3 - Apresentação

    Na aula seguinte, os alunos devem apresentar as informações pesquisadas para a turma. É importante que você oriente que essa apresentação deve ser feita de forma estruturada, organizada, objetiva e didática. A apresentação pode ser feita usando o quadro, cartolinas, ou slides.

  4. Etapa 4 - Construção do modelo dos 3 Qs

    Oriente os alunos no desenvolvimento do modelo de avaliação dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena e Que tal, para avaliar a atividade realizada.

  5. Etapa 5 - Produção textual

    A partir das apresentações, os grupos devem produzir um texto curto utilizando corretamente as regras de pontuação e expressão de ideias em períodos. Defina junto aos alunos a quantidade de linhas, temática ou gênero do texto.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os grupos vão, então, utilizar o modelo dos 3 Qs para avaliar a própria produção textual. Acompanhe os grupos nesse momento, orientando e fornecendo o auxílio necessário nas reflexões da avaliação.

  7. Etapa 7 - Socialização

    Por fim, os grupos compartilham suas produções textuais com a turma. Crie um momento de partilha em que os alunos possam expressar suas opiniões e impressões sobre os outros textos de forma crítica, respeitosa e construtiva.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e comunicação oral dos alunos;
  • Fomentar a autonomia na busca e troca de informações entre os alunos.
  • Aprimorar a habilidade dos alunos em escrever textos com clareza e coesão;
  • Fomentar o pensamento crítico dos alunos na avaliação de suas próprias produções escritas.

Critérios de avaliação

  • Organização do texto apresentado;
  • Clareza na apresentação;
  • Utilização de recursos didáticos para a apresentação.
  • Desenvolvimento de texto com clareza e coesão e utilização correta das regras de pontuação em períodos;
  • Qualidade das informações pesquisadas.

Ações do professor

  • Acompanhamento das apresentações;
  • Feedback para os alunos;
  • Explicação dos conceitos relacionados ao período;
  • Apresentação de exemplos práticos;
  • Orientação e indicação de materiais didáticos para a pesquisa.

Ações do aluno

  • Preparação da apresentação;
  • Apresentação das produções textuais.
  • Participação na aula;
  • Anotação dos conceitos;
  • Realização das atividades propostas.