Aula sobre Periodo
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O estudo sobre o período é fundamental para o domínio da língua portuguesa. Para tornar a aula mais envolvente e didática, o professor pode utilizar recursos analógicos e a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criam um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Etapa 1 - Contextualização
Comece a aula contextualizando o assunto e explicando o que é um período. Lembre de usar exemplos práticos como orações simples e orações compostas para exemplificar o conceito.Etapa 2 - Preparação
Oriente os alunos a pesquisarem sobre o assunto em casa, utilizando livros didáticos ou outros materiais disponíveis em casa, como gramáticas, enciclopédias, e sites confiáveis.Etapa 3 - Apresentação
Na aula seguinte, os alunos devem apresentar as informações pesquisadas para a turma. É importante que você oriente que essa apresentação deve ser feita de forma estruturada, organizada, objetiva e didática. A apresentação pode ser feita usando o quadro, cartolinas, ou slides.Etapa 4 - Construção do modelo dos 3 Qs
Oriente os alunos no desenvolvimento do modelo de avaliação dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena e Que tal, para avaliar a atividade realizada.Etapa 5 - Produção textual
A partir das apresentações, os grupos devem produzir um texto curto utilizando corretamente as regras de pontuação e expressão de ideias em períodos. Defina junto aos alunos a quantidade de linhas, temática ou gênero do texto.Etapa 6 - Avaliação
Os grupos vão, então, utilizar o modelo dos 3 Qs para avaliar a própria produção textual. Acompanhe os grupos nesse momento, orientando e fornecendo o auxílio necessário nas reflexões da avaliação.Etapa 7 - Socialização
Por fim, os grupos compartilham suas produções textuais com a turma. Crie um momento de partilha em que os alunos possam expressar suas opiniões e impressões sobre os outros textos de forma crítica, respeitosa e construtiva.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e comunicação oral dos alunos;
- Fomentar a autonomia na busca e troca de informações entre os alunos.
- Aprimorar a habilidade dos alunos em escrever textos com clareza e coesão;
- Fomentar o pensamento crítico dos alunos na avaliação de suas próprias produções escritas.
Critérios de avaliação
- Organização do texto apresentado;
- Clareza na apresentação;
- Utilização de recursos didáticos para a apresentação.
- Desenvolvimento de texto com clareza e coesão e utilização correta das regras de pontuação em períodos;
- Qualidade das informações pesquisadas.
Ações do professor
- Acompanhamento das apresentações;
- Feedback para os alunos;
- Explicação dos conceitos relacionados ao período;
- Apresentação de exemplos práticos;
- Orientação e indicação de materiais didáticos para a pesquisa.
Ações do aluno
- Preparação da apresentação;
- Apresentação das produções textuais.
- Participação na aula;
- Anotação dos conceitos;
- Realização das atividades propostas.